F1: Ex-comissário critica critérios da FIA

As polêmicas envolvendo a atuação dos comissários da FIA continuam na Fórmula 1. Após o GP de Miami, a decisão de não punir Lewis Hamilton por forçar outros pilotos a desviar, irritou Fernando Alonso e reacendeu as críticas à fiscalização na categoria.

Joaquín Verdegay, ex-comissário da F1, compartilha da insatisfação do piloto da Aston Martin. Em entrevista ao jornal espanhol ‘Diario’, ele classificou a situação como ‘preocupante’ e lamentou a falta de critério nas penalidades.

“Não vejo discriminação contra os espanhóis, o que há é falta de controle e perda de rumo. Isso me preocupa e me deixa triste. Por exemplo, por que param as corridas na chuva? Sinto que estamos acabando com a categoria. Não acho que ninguém goste de correr assim agora”, afirmou Verdegay.

Verdegay também comentou a reclamação de Alonso em Miami, que sugeriu favorecimento a Hamilton. “Claro que as reclamações de Alonso são legítimas. O regulamento pode ser difícil de interpretar, mas ele não quer que tudo seja punido. Eu não teria punido Alonso na China e não teria punido Hamilton em Miami”, afirmou.

Para o ex-comissário, as corridas estão se tornando prioritariamente um espetáculo, em detrimento da competição esportiva. “As corridas estão se tornando mais uma festa do que um espetáculo esportivo. Dá a impressão que o GP de Miami é um ‘acontecimento’ organizado para vender bandejas de nachos”, finalizou.