F1: Equipes apoiam proposta de novo sistema de pontuação

A distribuição de pontos na Fórmula 1 pode mudar em breve. A categoria juntamente com as equipes, está discutindo a possibilidade de um novo sistema que beneficie as equipes do meio do pelotão.

O Autosport revelou a ideia, que prevê que os pontos sejam distribuídos até a 12ª colocação. As sete primeiras posições permaneceriam como o esquema atual (25-18-15-12-10-8-6), mas entre o 8º e o 12º lugar haveria um ajuste: 5-4-3-2-1 pontos, ao invés do atual 4-2-1-0-0.

A proposta surgiu como forma de valorizar o desempenho das equipes de menor porte. Atualmente, devido à diferença de performance, é difícil para times fora do top 5 pontuar com regularidade.

O sistema atual gera frustração, já que três equipes (Alpine, Williams e Sauber) ainda não pontuaram após quatro corridas.

Alguns líderes de equipes de ponta aprovam a ideia. “Não sou contra”, disse Fred Vasseur, da Ferrari. “Eu entendo a frustração de fazer um bom fim de semana e terminar em 11º sem pontuar.”

Equipes do meio do pelotão, como a RB, também apoiam a mudança e Laurent Mekies, chefe da equipe, afirmou: “Seis fabricantes e a Red Bull Racing formam a elite da F1. É difícil explicar para patrocinadores e fãs que lutamos pelo 11º lugar sem nenhuma recompensa.”

A Haas também concorda. “Qual o lado negativo? Três equipes estão zeradas em pontos. Isso não é bom para o esporte”, afirmou Ayao Komatsu, chefe da Haas. “Com pontos para 11º e 12º, haveria menos times sem nada. Seria mais justo para os fãs e para a motivação das equipes”, concluiu.

Essa proposta será discutida na próxima reunião da Comissão da F1, em Genebra. Seis das dez equipes precisam concordar para a mudança entrar em vigor na próxima temporada.