F1: Earnhardt Jr. diz que Verstappen merece aplausos e não críticas

Filho de um dos maiores pilotos da história da NASCAR, o falecido Dale Earnhardt, o também piloto da categoria norte-americana, Dale Earnhardt Jr., que se aposentou das pistas recentemente, elogiou o piloto da Red Bull Racing na Fórmula 1, Max Verstappen. O holandês vem dominando a F1 em um estilo que lembra o auge de Dale Earnhardt Sr., heptacampeão da NASCAR Cup Series.

Em recente episódio do podcast ‘Drive to Wynn’, Earnhardt Jr. destacou que parte da crítica ao desempenho de Verstappen resulta em uma visão distorcida da F1. No último GP do Japão, disputado em Suzuka, o piloto da Red Bull conquistou a vitória com folga, abrindo mais de 12 segundos de vantagem para o segundo colocado, seu companheiro de equipe, Sergio Perez. Para muitas pessoas, esse domínio de Verstappen torna a categoria previsível e entediante.

No entanto, Earnhardt Jr. discorda: “Eu penso: ‘Por que não achamos isso incrível? Essa equipe se colocou em um patamar inacessível para os demais. Por que não ficamos maravilhados com a conquista?’ Ao invés disso, as pessoas pensam: ‘Nossa, isso é horrível. Espero que nunca aconteça de novo’,” disse ele.

O americano cita como exemplo a vitória de Martin Truex Jr. na NASCAR, em Kentucky, há alguns anos. Na ocasião, Truex Jr. venceu com uma margem similar à de Verstappen no Japão. A reação inicial, segundo Earnhardt Jr., foi de descrença. “Na época do meu pai, pelo contrário, havia aplausos generalizados para um piloto que conseguia brilhar dessa forma.”

Earnhardt Jr. defende que a performance dominante de Verstappen merece ser celebrada: “Isso transforma o piloto em um ídolo, alguém que será lembrado para sempre. Nem sempre será assim, mas quando acontece, seja mérito de Max, do carro ou da equipe, isso deve ser motivo de celebração”, encerrou o ex-piloto da NASCAR.