F1: É um erro focar só na sessão de classificação em Mônaco, segundo Allison

Em Mônaco, a sessão de classificação é extremamente importante, devido à grande dificuldade para ultrapassagens no icônico circuito de rua, mas a Mercedes alerta que priorizá-la demais pode ser um erro. É comum que o resultado da corrida no principado seja definido ainda na classificação no sábado, mas o chefe técnico da equipe alemã, James Allison, acredita que o cenário ideal é outro.

“É um sim e não ao mesmo tempo”, disse ele. “Acredito que em Mônaco, uma das principais coisas é garantir o máximo de tempo possível na pista durante os treinos livres. As condições mudam muito entre os primeiros treinos da sexta e o TL3 no sábado. Normalmente, as equipes que se dão bem são aquelas que não ficam paradas na garagem, mas sim na pista, relembrando o que é preciso para pilotar em Mônaco, ganhando confiança para chegar mais perto dos muros e ajustando o carro conforme as condições do fim de semana mudam.”

Allison reconhece a importância da sessão de classificação: “Sem dúvida, a classificação é crucial em Mônaco, mas você não pode ignorar o ritmo de corrida. Imagine que você faça um ótimo treino e deixe o carro perfeito para apenas uma volta. No domingo, terá um trem de carros atrás de você, e em algum momento, vai temer que usem a estratégia de undercut para ultrapassar. Por isso, você provavelmente vai parar antes do ideal, com medo de perder a posição”, acrescentou.

Para Allison, esse seria o cenário ideal para os concorrentes: “Eles não vão parar, vão esticar os stints, te ultrapassar com undercut porque preservaram os pneus e terão mais ritmo. É preciso focar tanto na sessão de classificação quanto no ritmo de corrida, aproveitando ao máximo o tempo de pista para se adaptar a esse circuito único e performar bem em ambas as situações”, encerrou.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.