F1: Diversos recordes e marcos podem ser alcançados no GP da Arábia Saudita

A temporada 2024 da Fórmula 1 continua neste próximo final de semana com o GP da Arábia Saudita. A segunda etapa do campeonato, oferece diversas oportunidades para recordes e marcos históricos para pilotos e equipes. Mais uma vez, Lewis Hamilton e Max Verstappen são os protagonistas.

Verstappen e a Red Bull Racing vivem um momento impressionante. O holandês venceu 18 das últimas 19 corridas e está a apenas duas de igualar sua sequência recorde de vitórias consecutivas, iniciada em 2023. A expectativa é de mais sucesso para Verstappen na Arábia Saudita, e estes são alguns dos recordes que ele pode alcançar neste fim de semana.

Tudo começa na sessão de classificação. Se Verstappen conquistar a pole position em Jeddah, alcançará o feito em 20 circuitos diferentes em sua carreira. Isso significa mais variedade do que Michael Schumacher e o mesmo número de Ayrton Senna e Nigel Mansell. Apenas Alain Prost (22), Sebastian Vettel (23) e Lewis Hamilton (32) conquistaram a pole position em mais circuitos, caso ele consiga o P1 na sexta-feira à noite. Será sua 34ª pole na carreira, o que o levará à 5ª posição na lista de pole positions.

Se a Ferrari conquistar a pole, a equipe alcançará sua 250ª pole na Fórmula 1. Nenhuma outra equipe possui tantas. Charles Leclerc participará de sua 100ª sessão de Q3 na sexta-feira, caso chegue na etapa final da sessão de classificação.

No sábado, Verstappen tem mais recordes para tentar alcançar. Se liderar por 17 voltas, ultrapassará Senna em número de voltas lideradas em GPs. Ele se aproxima rapidamente de 3.000 voltas na liderança, mas isso não será alcançado neste fim de semana, mesmo que lidere de ponta a ponta. Apenas Vettel, Schumacher e Hamilton lideraram por 3.000 voltas ou mais. Um pódio para Verstappen significa que ele terá terminado entre os três primeiros 100 vezes em sua carreira na F1. Isso é quase o mesmo número que Kimi Raikkonen (103) e Fernando Alonso (106) conquistaram em toda a sua carreira. Se Sergio Perez ou Verstappen vencerem a corrida, a Red Bull ultrapassará a Williams na lista de mais vitórias de todos os tempos.

Por outro lado, Se Hamilton não terminar entre os cinco primeiros, ele terá feito isso por cinco corridas consecutivas. Isso igualará sua pior sequência desde 2009 na McLaren. O piloto não termina entre os cinco primeiros desde o GP do México de 2023, em outubro passado. A sequência anterior de Hamilton fora do top 5, aconteceu entre os GPs da Espanha e da Alemanha em 2009. Na ocasião, o piloto venceu a prova seguinte, o GP da Hungria de 2009.

Mas também pode ser um bom momento para a Mercedes. A equipe alemã pode igualar sua sequência de pontuação. Pelo menos um piloto da Mercedes vem marcando pontos em todas as corridas desde o GP da França de 2021. Atualmente são 61 eventos consecutivos, e serão 62 se eles pontuarem em Jeddah. A equipe conseguiu o mesmo feito entre a corrida no Brasil de 2012 e a da Rússia em 2016.

O F1MANIA.NET acompanha ‘in loco’ o GP da Arábia Saudita com o jornalista Rodrigo França direto de Jeddah.