F1 discute mudança na pontuação para top 12

A Comissão de Fórmula 1 se reúne para discutir uma possível mudança no sistema de pontuação da categoria. A proposta em pauta visa premiar um número maior de equipes com pontos, contemplando o top 12 do grid ao invés dos atuais dez primeiros colocados.

Essa ideia surgiu devido à grande disparidade entre as equipes. Red Bull, Ferrari, Mercedes, McLaren e Aston Martin dominam o pelotão, dificultando que as equipes menores consigam pontuar. Na China, por exemplo, apenas a Haas, por meio de Nico Hulkenberg, conseguiu beliscar um ponto, já que somente Lance Stroll da Aston Martin, dentre as cinco top, não completou a prova.

Nas cinco primeiras corridas deste ano, as equipes da parte inferior do grid acumularam apenas 12 pontos somados: 7 para a RB e 5 para a Haas. Williams, Alpine e Sauber ainda não pontuaram. Com o novo formato proposto, a Haas teria 17 pontos, a RB 10, a Williams 5 e Alpine e Sauber 2 pontos cada.

A Comissão de F1 é composta por representantes da categoria, detentores dos direitos comerciais, da FIA e das dez equipes. Qualquer mudança aprovada precisará ser ratificada pelo Conselho Mundial de Automobilismo Esporte (WMSC) para valer a partir da temporada de 2025.