F1
|
28 de março de 2024 10:52

F1: Diretor da Mercedes acredita que calor expõe problemas do W15

O difícil final de semana da Mercedes no GP da Austrália de Fórmula 1, rendeu aprendizados valiosos para a equipe entender os problemas com o carro de 2024. A equipe alemã sofreu em Melbourne com o abandono de Lewis Hamilton por problemas no motor e o acidente de George Russell no final da corrida.

Além disso, a Mercedes surpreendeu com a falta de competitividade. Hamilton ficou no Q2, enquanto Russell se classificou em sétimo, a oito décimos da pole position.

O diretor técnico da Mercedes, James Allison, acredita que a queda de rendimento da equipe esteja ligada ao aumento da temperatura da pista. “Quase nenhuma mudança de acerto foi feita entre o TL3 e a sessão de classificação”, disse Allison no vídeo de debriefing da Mercedes. “Claro que tiramos combustível e aumentamos a potência do motor, mas nenhuma alteração significativa no acerto, pois acreditávamos ter encontrado uma boa janela no TL3.”

“Porém, estamos começando a ver um padrão surgir. Na maioria dos finais de semana, temos um período em que nos sentimos bem com o carro, confiantes, mas nas sessões que importam, na classificação e na corrida, o desempenho cai. Se tentarmos traçar esse padrão, a correlação mais forte que podemos fazer no momento é que a competitividade cai quando a pista está quente, o dia está mais quente, e consequentemente, a temperatura dos pneus sobe. Os nossos melhores momentos foram todos em sessões mais frias, o que nos dá algumas pistas sobre o que precisamos fazer daqui para frente”, acrescentou.

A Mercedes está satisfeita por ter conseguido construir um carro mais dócil, eliminando o comportamento instável da traseira que marcou o carro do ano passado. No entanto, Allison reconhece que a inconsistência mostrada nas três primeiras etapas, exige ampliar a janela de funcionamento do W15.

“É difícil definir o tempo que isso levará”, disse ele. “Se você sabe o que precisa ser feito, se identificou corretamente a causa da oscilação de rendimento, então é possível trabalhar durante o fim de semana em um programa dedicado a tentar mover a temperatura e o equilíbrio de temperatura entre a dianteira e a traseira a seu favor, usando todas as ferramentas convencionais de acerto do carro. Esse trabalho pode ser feito na fábrica, em simuladores e assim por diante.”

“Mas se depois de esgotarmos as possibilidades de acerto, concluirmos que precisamos ir além, a situação fica mais complicada. Isso significa que há características subjacentes, como o mapa aerodinâmico projetado ou a suspensão, que estão agravando esse problema específico. Para corrigi-lo de forma definitiva, seria necessário mudar essas características. Pode ser uma solução rápida ou algo mais complexo”, finalizou Allison de forma realista.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.