F1: com Horner e Alonso, FIA define participantes de coletivas do GP da China

A FIA anunciou nesta quarta-feira (17) os pilotos e dirigentes selecionados para as coletivas de imprensa para o Grande Prêmio da China, quinta etapa da temporada 2024 da Fórmula 1. Na quinta-feira, quando os pilotos vão falar com jornalistas, chamam atenção os nomes de Fernando Alonso, que renovou recentemente seu vínculo com a Aston Martin, e GuanYu Zhou, que correrá um GP em seu país natal pela primeira vez. Já na sexta-feira, o destaque é Christian Horner, chefe da Red Bull.

A participação de Alonso é aguardada por conta da renovação de contrato com o time dos carros verdes. O espanhol era especulado para uma troca de equipe. Já Zhou, em seu terceiro ano na F1, finalmente correrá na China, país que está fora do calendário desde 2020 por conta da pandemia. Além dos dois, participarão da coletiva Charles Leclerc, piloto da Ferrari que aparece na terceira posição do campeonato, Lando Norris, quinto na tabela de pontos com a McLaren, Esteban Ocon e Nico Hulkenberg, de Alpine e Haas, respectivamente.

Na sexta-feira, a coletiva com os representantes de cada equipe será realizada no intervalo entre o único treino livre do final de semana e a Sprint Shootout, classificação que determinará o grid para a Sprint. Além de Horner, da Red Bull, estarão na entrevista Andrea Stella, da McLaren, Alessandro Alunni Bravi, da Sauber. Quem estará presente na conferência também será Mario Isola, principal dirigente da Pirelli, empresa fornecedora de pneus da principal categoria do esporte a motor mundial.

O Grande Prêmio da China será disputado na madrugada de sábado para domingo, a partir das 4h, no Circuito Internacional de Xangai.