F1: Circuito do Bahrein pronto após reparos em tampas de ralos

A direção do Circuito Internacional do Bahrein, confirmou a adoção de medidas para evitar que se repitam os problemas enfrentados durante os testes de pré-temporada da Fórmula 1 na semana passada.

Longas interrupções com bandeira vermelha prejudicaram o segundo e o terceiro dia dos testes, devido a um problema com uma tampa de drenagem na curva 11. A força gerada pelos carros com efeito solo, introduzidos no início de 2022, expôs uma fragilidade na pista de vinte anos, que agora foi corrigida.

O diretor e projetista-chefe da Red Bull, Adrian Newey, sugeriu ainda que o aumento de peso dos carros ao longo dos anos também contribuiu para a questão. O problema identificado durante os testes, resultou de uma falha em áreas específicas que não puderam ser detectadas pelo processo normal de verificação. Após o término dos testes na sexta-feira, a direção do circuito realizou uma revisão detalhada, juntamente com o diretor de corrida da FIA, Niels Wittich, e em consulta com a Tilke, responsável pelo projeto do circuito.

Como resultado, a direção do circuito e a FIA concordaram em um programa de trabalho para a área afetada, bem como para outras áreas do circuito onde poderiam existir potenciais problemas semelhantes. Isso resultou no preenchimento com concreto dos ralos nas curvas 11 e 7, além de trabalhos adicionais de soldagem em determinadas áreas.

As obras concluídas já foram inspecionadas e aprovadas por Wittich. A análise mostrou que o preenchimento dos dois drenos não terá impacto significativo na eficácia geral do sistema de drenagem do circuito.