F1: Chefe da Williams defende Sargeant

Após a penalidade recebida no GP da China de Fórmula 1, aliada a falta de bons resultados, Logan Sargeant vem sendo bastante questionado na mídia. Mas o chefe da Williams, James Vowles, saiu em defesa do piloto americano.

Em uma entrevista para o canal do time no Youtube, Vowles assumiu a responsabilidade pelo incidente que resultou na penalidade em Xangai. “Deveríamos ter percebido o que estava acontecendo”, afirmou.

Segundo Vowles, a complexidade da situação dificultava a percepção do piloto. “Seria muito difícil para Logan julgar se estava à frente ou atrás. A responsabilidade é nossa, nós falhamos.”

O chefe de equipe ainda destacou a necessidade de aprimorar o sistema de análise: “Precisamos desenvolver ferramentas automatizadas melhores para nos auxiliar nessas situações. Levamos várias repetições em câmera lenta para identificar o erro, algo que não era possível com os vídeos à bordo.”

Apesar do voto de confiança da equipe, rumores sobre uma possível troca de pilotos continuam rondando a Williams. O jovem Andrea Kimi Antonelli, piloto da Fórmula 2, seria o favorito para substituir Sargeant, já que a Mercedes quer treinar seu piloto júnior, antes de colocá-lo na própria equipe alemã.

No entanto, a Williams nega essas especulações. “Temos uma dupla de pilotos promissora e nosso foco está na temporada atual. Olhamos para o futuro, mas nosso principal objetivo é o sucesso em 2024”, afirmou o chefe da Williams.

Vale ressaltar que Antonelli tem apenas 17 anos, idade insuficiente para obter a superlicença necessária para correr na F1. A idade mínima de 18 anos foi implementada após a estreia precoce de Max Verstappen em 2015.

Com desempenhos abaixo do esperado nas primeiras cinco corridas na atual temporada, e depois de um ano de estreia em 2023 também bastante fraco, a pressão sobre Sargeant aumentou consideravelmente. Resta saber se o piloto conseguirá reverter a situação e se manter na Williams até pelo menos o final da temporada 2024, pois segundo vários relatos, ele pode ser substituído logo após seu GP ‘em casa’, em Miami no próximo final de semana.