A Williams chega empolgada para a nova temporada da Fórmula 1. Após terminar em sétimo no Campeonato de Construtores em 2023, a equipe britânica prometeu deixar para trás o carro ‘difícil’ do ano passado e focar em um mais competitivo em todos os tipos de circuitos.
Em 2023, sob o comando de James Vowles, a Williams se destacou em poucas provas, principalmente aquelas com longas retas que permitiam explorar a velocidade máxima do carro. Porém, nas demais pistas, o desempenho ficou aquém, tornando o FW45 um carro instável.
Para 2024, o foco foi desenvolver o FW46, um carro que, segundo Vowles, será mais consistente ao longo de todas as 24 corridas do calendário.
“O que desenvolvemos durante o intervalo entre as temporadas foi diferente do carro do ano passado. Não queremos um carro bom em algumas pistas, queremos um carro competitivo em todas”, disse Vowles à imprensa. “Os testes no simulador mostraram que o FW46 é promissor e estamos confiantes de que podemos dar um passo à frente em 2024”, completou.
Esse novo carro da Williams estreou nos testes de pré-temporada no Bahrein, na quarta-feira. Apesar de um problema inicial com a bomba de combustível de Alex Albon, a equipe se mostrou satisfeita com o desempenho geral do FW46.