F1: Chefe da RB lamenta Ricciardo ter sido prejudicado por acidente na China

O chefe da equipe RB, Laurent Mekies, lamentou o incidente que tirou Daniel Ricciardo do GP da China de Fórmula 1. O australiano vinha demonstrando uma boa evolução e lutava para ficar na zona de pontuação, antes de ser acertado por trás em um erro de Lance Stroll.

Ricciardo ocupava a nona posição sob o Safety Car quando sofreu um dano significativo no assoalho após ser atingido por Stroll na curva 14. O canadense recebeu uma penalização de dez segundos pelo toque, mas isso não amenizou o prejuízo do piloto da RB, que foi obrigado a abandonar a corrida.

Yuki Tsunoda também não teve sorte. Na relargada, Kevin Magnussen da Haas acertou a roda traseira do japonês na saída da curva 5, provocando um uma rodada e também encerrando sua participação.

Mekies acredita que ambos os pilotos envolvidos nas colisões poderiam ter evitado os acidentes, e espera que tais incidentes não se tornem frequentes.

“Não sei ao certo, mas ambos os casos pareceram desnecessários”, disse Mekies ao Autosport ao ser questionado sobre a origem dos acidentes. “Não eram situações em que o acidente parecia inevitável. Espero que tenham sido casos isolados em uma disputa normalmente intensa.”

Com Nico Hulkenberg da Haas se aproveitando da confusão para conquistar o último ponto em disputa, a RB ficou frustrada por perder a chance de lutar por um resultado nos pontos.

“Foi uma grande oportunidade perdida”, acrescentou Mekies. “Perdemos os dois carros por toques de outros pilotos na mesma volta. É um grande revés. Sentíamos que poderíamos brigar pelo ponto junto com os demais competidores naquela posição. Seria uma disputa emocionante.”

“Logo antes do Safety Car, Daniel estava atacando Lewis (Hamilton). Estávamos em um ritmo forte e com os pneus certos. Acreditamos que poderia ter sido uma batalha justa com Nico pela décima posição”, acrescentou.

Apesar do resultado negativo, Mekies destacou pontos positivos para a RB. A equipe se recuperou de um início de final de semana difícil e Ricciardo apresentou um desempenho melhor em relação ao começo complicado de temporada.

“Mas é o que acontece. Isso é automobilismo e não correu bem para nós. Porém, é positivo termos tido ritmo para brigar pelo único ponto disponível, mesmo largando um pouco atrás na sexta-feira. O ritmo de corrida estava lá. E é bom ver Daniel performando nesse nível, ele vem dando bons passos nos bastidores”, finalizou Mekies.