F1: Chefe da McLaren vê grande evolução de Piastri na corrida em Miami

Oscar Piastri teve um final de semana de altos e baixos no GP de Miami de Fórmula 1, mas a McLaren saiu da corrida satisfeita com o desempenho do australiano. Apesar de um toque com Carlos Sainz que encerrou sua luta por pontos, Piastri impressionou a equipe com sua velocidade e postura.

O jovem piloto aproveitou a largada problemática de Sergio Perez para ultrapassar o mexicano e subir para a segunda colocação. Ele segurou a posição por um tempo, mas acabou sendo superado por Charles Leclerc e depois por seu companheiro de equipe, Lando Norris, que se beneficiou de uma parada estratégica sob o Safety Car.

Mesmo sem o pacote completo de atualizações que Norris recebeu, Piastri ficou a décimos do companheiro de equipe na sessão de classificação. “Acho que Oscar sai deste fim de semana ainda mais consciente de suas qualidades como piloto”, disse Andrea Stella, chefe da McLaren. “Considerando que ele não tinha o carro completo, a diferença para Lando na classificação foi menor do que a diferença dos pacotes que eles tinham. Ele extraiu um forte desempenho em uma única volta, em condições difíceis.”

Stella também elogiou a evolução de Piastri na corrida em relação a etapas anteriores. “Seu desempenho na prova foi novamente muito forte. Lando disse algo muito legal antes. Ele comentou que, ao ver Oscar ultrapassar uma Ferrari, percebeu que a McLaren estava competitiva. Foi uma constatação para o próprio Lando. E Oscar conseguiu manter um ritmo forte no primeiro stint. Então, acho que ele sai deste fim de semana com essa convicção, que é algo que queríamos melhorar depois do Japão e da China, principalmente em termos de ritmo de corrida. Para mim, ele está em uma posição muito forte”, acrescentou.

Além do desempenho na pista, a McLaren também ressaltou o profissionalismo de Piastri ao aceitar receber apenas metade das atualizações do carro. “Ele também sai desta corrida tendo provado mais uma vez o quão bom companheiro de equipe ele é”, acrescentou o italiano. “Quando eu disse a ele que daríamos os sidepods e o assoalho para Lando, ele não ficou feliz. Mas em nenhum momento ele dificultou a decisão. Ele entendeu o raciocínio e imediatamente apoiou a estratégia, assim como toda a sua equipe. Então, ele sai com muitos pontos positivos”, finalizou Stella.