A sessão de classificação para o GP de Mônaco de Fórmula 1 reservou uma surpresa indesejada para a McLaren. Lando Norris teve o desempenho prejudicado por um problema inusitado: banners publicitários presos em seu carro. Apesar do inconveniente, o piloto britânico conseguiu avançar para o Q2 e finalizou a sessão em P4.
O chefe da equipe, Andrea Stella, não escondeu sua irritação com o ocorrido. “Isso não pode acontecer na Fórmula 1. Não condiz com o padrão dos circuitos. O fato do carro pegar alguns metros de banners publicitários… Encontramos isso embaixo do carro, o que causou perda de downforce equivalente a 3 segundos por volta”, disse Stella em entrevista ao GPblog.
Stella questionou a organização do GP de Mônaco: “Não é aceitável que o carro seja comprometido por esse tipo de problema desde o TL1. Não é algo que surgiu de repente na sessão de classificação. Os banners estavam lá em todas as sessões. Isso precisa ser corrigido, pois hoje afetou Lando de forma catastrófica em termos de performance.”
O dirigente da McLaren exige uma solução: “O que vai determinar o resultado da corrida amanhã? A sorte de pegar ou não os banners? Ou queremos que o resultado seja baseado na qualidade dos pilotos, do carro e das equipes? Algo precisa ser feito.”
Apesar do problema, Stella reconheceu a capacidade de reação da equipe: “Preciso elogiar a agilidade do nosso time para lidar com isso. Mesmo sob muita pressão e tempo limitado, perdemos tanto desempenho que precisávamos entrar nos boxes, caso contrário estaríamos eliminados”, finalizou o chefe da McLaren.
O F1MANIA.NET acompanha ‘in loco’ todas as atividades do GP de Mônaco com o jornalista Rodrigo França.