F1: Chefe da McLaren explica pit-stop de Piastri antes de Norris: “Superar Leclerc”

A McLaren explicou o motivo de ter parado Oscar Piastri antes de Lando Norris durante o GP da Austrália da F1. Segundo Andrea Stella, chefe do time, tudo foi uma tentativa de colocar o australiano à frente de Charles Leclerc e buscar um pódio duplo.

Durante a primeira parte da prova em Melbourne, Lando aparecia na segunda colocação quando a McLaren optou por parar o piloto da casa primeiro. A decisão do pit-stop veio no final da volta 9 e, com isso, a chance de ultrapassar o companheiro inglês.

A passagem pelos boxes de Norris veio apenas quatro voltas mais tarde, permitindo com que o jovem competidor começasse a se aproximar rapidamente de seu colega de McLaren.

Mais tarde na disputa, a equipe inglesa deu a ordem para que Piastri permitisse com que Norris passasse. Apesar da troca, Lando não ficou satisfeito com a maneira com que o time lidou com toda a corrida, já que, segundo suas palavras, perdeu a oportunidade de passar Charles Leclerc pelo segundo posto.

Falando sobre todas as decisões do GP da Austrália, o dirigente explicou que fugiu do convencional parando o australiano primeiro para tentar colocar ambos pilotos à frente da Ferrari. “Escolhemos a estratégia agressiva com Oscar para superar Leclerc. Mas a Ferrari aparentemente ouviu nosso rádio e trouxe seu piloto ao mesmo tempo”, pontuou.

“Era muito cedo na corrida. Ninguém sabia como se comportariam os pneus duros, que ninguém havia pilotado nos treinos. Não queríamos correr riscos desnecessários com Lando. Em uma corrida com muito desgaste dos pneus, você costuma recuperar a posição no final. A principal razão pela qual não tivemos sucesso foi porque a Ferrari era o carro mais rápido hoje. Mas a diferença não foi grande.””, completou.