F1: Chefe da McLaren elogia gerenciamento de pneus de Norris em Ímola

Lando Norris chegou perto de conquistar a vitória no GP da Emília-Romanha de Fórmula 1, e o chefe da McLaren, Andrea Stella, creditou o resultado ao excelente gerenciamento de corrida do piloto britânico.

Apesar de largar em segundo, atrás apenas de Max Verstappen, Norris não conseguiu acompanhar o ritmo da Red Bull e perdeu oito segundos no stint inicial. No entanto, o piloto superou as dificuldades iniciais, e na parte final da prova, conseguiu reduzir a diferença para Verstappen de forma impressionante.

Norris terminou a apenas sete décimos do holandês, lamentando a falta de ‘mais uma ou duas voltas’ para tentar realizar a ultrapassagem. Ainda assim, Stella exaltou a habilidade de Norris em identificar o problema que limitou seu ritmo inicial e adaptar sua pilotagem para estar em melhor condição no final.

“Foi uma corrida interessante porque os pneus só funcionavam bem em uma janela de temperatura estreita. Antes disso, a combinação de piloto, características da pista e desgaste dos pneus, criava situações bem diferentes do ponto de vista da competitividade”, explicou Stella.

“No primeiro stint, Max parecia estar no controle, e precisávamos ficar de olho nos retrovisores com Lando. Já Oscar (Piastri) estava colocando bastante pressão em Carlos (Sainz)”, acrescentou.

A estratégia se mostrou decisiva. “No segundo stint, Lando cuidou bem dos pneus, então foi tudo muito tático, e acho que Lando fez um ótimo trabalho economizando pneus durante boa parte do segundo stint. Isso deixou ele com uma boa margem para atacar no final”, finalizou o chefe da McLaren.