F1: Chefe da McLaren aprova novo formato Sprint

As equipes da Fórmula 1 aprovaram as mudanças no formato Sprint implementadas na temporada 2024, que tornaram os finais de semana com esse tipo de programação mais flexíveis para ajustes nos carros.

O GP da China sediou a primeira Sprint do ano e também serviu como vitrine para o novo modelo ligeiramente revisado.

Agora, a programação de sexta-feira conta com apenas um treino livre antes da sessão de classificação para a corrida Sprint. No sábado, acontecem a própria corrida Sprint e a sessão de classificação para o GP, que define o grid de largada para a corrida principal no domingo.

Uma das principais alterações diz respeito à flexibilização do parque fechado. Com a nova regra, as equipes podem realizar ajustes na configuração dos carros entre as duas sessões de sábado.

“A reabertura do parque fechado certamente será usada para ajustar o equilíbrio do carro”, disse o chefe da McLaren, Andrea Stella. “Às vezes, essas mudanças podem ser grandes se você perceber que está significativamente atrasado”, acrescentou.

Stella explicou que a mudança torna o final de semana ‘um pouco mais indulgente’ para as equipes. “Se você errou em alguma altura de pilotagem ou percebe que o equilíbrio precisa de ajustes com base no comportamento dos pneus, por exemplo, você pode fazer isso.”

“E isso, ao mesmo tempo, permite que você seja um pouco mais agressivo em primeiro lugar em termos de que direção tomar ou, por exemplo, em termos de altura de pilotagem, porque você pode compensar”, concluiu Stella.