F1: Chefe da McLaren acreditava em vitória de Norris mesmo sem Safety Car

O chefe da McLaren, Andrea Stella, acredita que Lando Norris teria boas chances de vencer o GP de Miami de Fórmula 1, mesmo sem a intervenção do Safety Car. Norris capitalizou a entrada do carro de segurança para realizar sua parada nos boxes e segurar a liderança mostrando um forte ritmo, conquistando sua primeira vitória na F1.

Apesar de cair para a sexta posição na largada, o piloto britânico estendeu seu primeiro stint e manteve um ritmo competitivo com pneus usados. O acidente entre Logan Sargeant e Kevin Magnussen na curva 3, provocou o Safety Car que permitiu a Norris trocar seus pneus sem perder a liderança.

No entanto, Stella crê que o bom ritmo de Norris no final do stint e a vantagem que teria após o pit stop, o colocariam na briga pela vitória independente do Safety Car.

“Para mim, já havia alguns indícios importantes desde o início, como quando Oscar (Piastri) ultrapassou uma Ferrari, e Max (Verstappen) estava abrindo uma diferença, mas não era como de costume, tão rápido quanto de costume, digamos”, acrescentou Stella.

“E então, quando os carros à frente de Lando pararam, e vimos o tipo de tempo de volta que ele era capaz de fazer, mesmo sem o Safety Car, achamos que se mantivéssemos Lando na pista, e construíssemos uma boa vantagem, estaríamos rápidos no final com um novo jogo de pneus. Então, acho que a vitória veio com um pouco de ajuda do Safety Car, mas acho que estávamos em uma posição forte mesmo independentemente disso, porque o ritmo do carro estava forte”, disse ele.

Questionado sobre o plano para Norris antes do Safety Car, Stella afirmou que a McLaren estava satisfeita em mantê-lo na pista enquanto ele seguia marcando tempos muito rápidos.

“Para ser sincero, ele estava muito confortável, estava calmo”, disse Stella. “Não sei se o rádio estava transmitindo, mas ele continuava dizendo, coisas do tipo: ‘Os pneus estão bons, mantenha a calma, vamos continuar’. Então, acho que teria sido muito interessante ver por quanto tempo poderíamos ter ido, mas não havia nenhum plano de parar enquanto ele fosse capaz de cravar setores verdes, e enquanto seus tempos de volta fossem competitivos com aqueles que haviam trocado para os pneus duros. E então você vai até o ponto em que, na verdade, começa a perder algum tempo porque você tem dois benefícios. Um é que você pode ter um Safety Car, e o outro é que se você tiver pneus 25 voltas mais novos, então você está em condições de atacar os carros da frente, mesmo que a ultrapassagem seja difícil”, completou Stella.