F1: Chefe da Haas diz que treinos livres de Bearman valem mais que F2

O chefe da Haas, Ayao Komatsu, afirmou que as seis sessões de treinos livres (TL1) que Oliver Bearman irá realizar este ano, terão ‘mais peso’ do que seu desempenho na Fórmula 2 na temporada de 2024, para a definição de uma possível vaga na equipe em 2025.

Bearman de 19 anos impressionou em sua estreia na Fórmula 1, substituindo Carlos Sainz na Ferrari no GP da Arábia Saudita no início do ano. Mesmo com apenas um treino antes da sessão de classificação, ele terminou a corrida na sétima colocação.

Desde então, os rumores de sua chegada à Haas se intensificaram. Além disso, o piloto júnior da Ferrari já havia acertado a participação em seis treinos livres com a equipe americana em 2024, triplicando a exigência mínima de duas sessões para estreantes.

“É uma combinação, ele precisa ter um bom desempenho na F2, com certeza”, disse Komatsu à imprensa, quando questionado sobre como a Haas avaliará Bearman para a definição de seus pilotos para 2025.

“Mas quando trabalhamos diretamente com ele, entendemos todos os detalhes, todo o ambiente e o raciocínio por trás de certas coisas acontecendo. Então sim, eu provavelmente daria mais peso ao que fazemos com ele nos treinos livres, como ele se sai em nosso ambiente. Mas é claro que ele precisa performar bem na F2. Isso é claro.”

Com a ida de Nico Hulkenberg para a Sauber (Audi a partir de 2026) no próximo ano, a expectativa é de uma dupla Bearman-Magnussen para a Haas em 2025. No entanto, o piloto da F2 precisará manter um bom desempenho para renovar sua superlicença da FIA e se tornar elegível para correr na F1 na próxima temporada.

“Está completamente aberto”, respondeu Komatsu quando o RacingNews365 perguntou se Bearman era o favorito para assumir a segunda vaga na Haas. “Temos seis sessões de TL1 programadas para ele, e a primeira será em Ímola. Estamos realmente ansiosos para ver como podemos desenvolvê-lo e o quão bem podemos trabalhar juntos. Eu já disse isso muitas vezes antes, ele é muito impressionante… não tenho do que reclamar. É um ótimo pacote, Haas e Bearman”, finalizou Komatsu.