A Haas pode ter encontrado a solução para sua vaga de piloto na temporada 2025 da Fórmula 1. O chefe da equipe, Ayao Komatsu, afirmou que a promoção de Oliver Bearman para titular pode ser uma ‘decisão fácil’.
O time americano busca um substituto para Nico Hulkenberg, que assinou com a Sauber para a próxima temporada, na preparação para a transição para a Audi. Bearman surge como favorito para a vaga e participará de pelo menos seis treinos livres (TL1) com a Haas ainda em 2024, começando em Ímola no mês que vem.
Bearman de 18 anos, já fez uma estreia inesperada pela Ferrari no início do campeonato deste ano, substituindo Carlos Sainz na Arábia Saudita, terminando em um ótimo P7. Além disso, Bearman participou de dois treinos com a Haas no final do ano passado.
Seu desempenho impressionou a equipe na época, e as próximas sessões de TL1 servirão como uma chance adicional de aumentar suas chances de se tornar titular em 2025.
Questionado pelo RacingNews365 se seria fácil promover Bearman, caso ele continue performando bem, Komatsu respondeu: “Sim, claro”.
Apesar da empolgação com Bearman, o chefe da Haas garante que a abordagem da equipe em relação aos treinos não mudará.
“Não muda porque, como equipe, você tem um objetivo para aquele fim de semana, tem uma ideia clara do que precisa tirar de todas as sessões de treinos livres, para se preparar para a sessão de classificação e a corrida. Então, essa abordagem não muda. A questão é se o piloto entende esse objetivo? Ele pode desempenhar um papel forte em cumpri-lo? Se esse jovem piloto só está interessado em acelerar ao máximo em todos os lugares, mostrando ao mundo o quão rápido ele é, essa não é uma abordagem madura. Mas Ollie não é assim. O que Ollie mostrou no México e em Abu Dhabi é que ele tem a velocidade. Ele realmente entende o panorama geral e pode contribuir positivamente para a equipe. Eu gostaria de ver a continuidade disso. Além disso, em algum momento ele enfrentará problemas, talvez um problema no carro que o faça perder metade da sessão? Como ele reage a esse tipo de adversidade? Isso seria interessante de ver”, encerrou o chefe da Haas.
O F1MANIA.NET acompanha o GP de Miami ‘in loco’ com os jornalistas Victor D. Berto e Rodrigo França.