F1: “Até um novato não cometeria um erro assim”, Berger critica Perez

Gerhard Berger, ex-piloto de Fórmula 1, expressou admiração pelo desempenho de Max Verstappen nesta temporada, mas mostrou-se crítico em relação a Sergio Perez. Berger não parece entender bem por que o piloto mexicano continua na equipe, já que, na sua opinião, Perez não demonstrou força no final da temporada.

Sobre Verstappen, Berger comentou: “Ele vive apenas para o seu esporte, para a Fórmula 1, com cada fibra de seu corpo”. “Essa é a sua paixão e é por isso que eu acho que ele é o melhor piloto do mundo de todos os tempos.” Por outro lado, o austríaco de 64 anos é muito menos entusiasta em relação ao companheiro de equipe de Verstappen. Perez marcou 290 pontos a menos que Verstappen.

Berger focou suas críticas em Perez, destacando um incidente específico: “Olhando para a manobra de ultrapassagem de Leclerc contra Pérez na última volta no Grande Prêmio de Las Vegas, tenho que dizer que até um novato não cometeria um erro assim.”

Perez não conseguiu se destacar em 2023, mas a Red Bull Racing não precisou dele para isso. Com 575 pontos, Verstappen acumulou mais do que o segundo lugar no campeonato de construtores, a Mercedes, que fez 409 pontos.

A liderança da Red Bull é inquestionável, mas a grande questão é se a equipe começará 2024 com uma vantagem tão grande sobre o resto novamente. Os títulos mundiais foram conquistados cedo, permitindo que o foco fosse direcionado para 2024 mais cedo. Lewis Hamilton revelou anteriormente que isso o preocupa.

Berger sobre isso: “Isso é apenas a linguagem da Fórmula 1, para poder começar o novo ano com menos pressão. Mesmo que eu veja a Red Bull como a clara favorita, a Fórmula 1 é sempre boa para uma surpresa e algo sempre pode acontecer. De qualquer forma, estou muito ansioso para 2024,” ele concluiu falando ao Krone Zeitung.