As equipes da Fórmula 1 e a Pirelli ficaram chocadas ao chegarem ao Circuito Internacional de Xangai. A surpresa? A pista, que sedia o GP da China neste final de semana, não parecia ter sido recapeada (como se pensava anteriormente), mas sim pintada. Nem as equipes nem a fornecedora de pneus foram informadas dessa alteração.
Max Verstappen, entre outros pilotos, se mostrou surpreso ao chegar ao circuito. Recentemente, a pista passou por obras para remover ondulações e reparar barreiras de proteção. O asfalto, então, recebeu uma camada de betume para protegê-lo.
Normalmente, a FIA informa as equipes sobre qualquer mudança nos circuitos, mas dessa vez, a modificação em questão não foi mencionada nos documentos enviados às equipes e à Pirelli. A fornecedora de pneus só descobriu o fato na quarta-feira, quando chegou ao circuito com seus técnicos, ficando bastante surpresa.
“Não recebemos nenhuma indicação, então também ficamos surpresos”, disse o engenheiro chefe da Pirelli, Simone Berra ao Motorsport.com. “Percebemos na quarta-feira, quando fazíamos a inspeção habitual da pista, que a superfície era completamente diferente da anterior.”
O diretor de prova Niels Wittich, por outro lado, estava ciente da modificação, mas não considerou necessário informar as equipes, pois a mudança não teria um ‘impacto substancial’ no desempenho. Além disso, a alteração não exigia uma nova homologação da pista.
A Pirelli acredita que, no futuro, a FIA se empenhará para trabalhar de forma mais próxima com os circuitos, para obter esse tipo de informação com antecedência para os finais de semana de F1. O mesmo problema não deve ocorrer no ano que vem, já que a pista será totalmente recapeada antes da próxima edição do GP da China.