F1: Anúncio sobre Newey e Ferrari pode ocorrer após GP de Miami

Adrian Newey pode estar muito perto de definir seu futuro na Fórmula 1. De acordo com a imprensa italiana, o renomado projetista se reuniu em Londres com o chefe da Ferrari, Frederic Vasseur, para discutir os detalhes finais de um contrato.

Nesta quarta-feira, a Red Bull confirmou a saída de Newey, responsável pelos carros vitoriosos da equipe nos últimos anos. O jornal Gazzetta dello Sport, relata que Vasseur optou por não viajar com a Ferrari para o GP de Miami, e ao invés disso, se encontrou com Newey na capital inglesa para discutir um possível vínculo.

Anteriormente, Newey já havia declarado que sua carreira possuía ‘arrependimentos emocionais’ por não ter trabalhado com a Ferrari, Lewis Hamilton e Fernando Alonso. A chance de riscar dois desses itens da lista pode se concretizar, já que Hamilton tem um acordo para correr pela Ferrari a partir de 2025.

Citando a Gazzetta, a notícia indica que um anúncio oficial sobre Newey e a Ferrari pode acontecer após o GP de Miami. O entendimento é que a saída definitiva de Newey da Red Bull deva ocorrer entre fevereiro e março do ano que vem. A equipe austríaca confirmou que o desligamento completo acontecerá no primeiro trimestre de 2025.

Caso Newey assine com outra equipe antes disso, ele entraria em um ‘período de jardinagem’ (restrição para trabalhar com uma equipe concorrente). No entanto, seu trabalho no hipercarro da Red Bull, projeto ao qual Newey vai continuar se dedicando durante este ano, já pode contar como esse ‘período de jardinagem’, então ele estaria liberado para começar a trabalhar imediatamente em uma nova equipe logo após deixar a Red Bull no início de 2025, até porque, Newey já se afastou das operações da Red Bull na F1, focando apenas no hipercarro RB17, que está sendo desenvolvido pela equipe. Ele ainda fará algumas aparições nos paddocks durante o restante da temporada em uma função de apoio.