F1: Anúncio de Hamilton causou agitação no mercado de pilotos para 2025

Em fevereiro deste ano, Lewis Hamilton anunciou sua mudança da Mercedes para a Ferrari a partir da temporada 2025 da Fórmula 1, e a decisão do heptacampeão tem causado um efeito cascata no mercado de pilotos da categoria. Com a mudança, Carlos Sainz precisa buscar um novo time para o próximo ano, gerando mais uma incógnita. Além disso, a saída de Hamilton abre um espaço na Mercedes, o que aumenta a expectativa no mercado.

Vários contratos de pilotos se encerram no final deste ano, e a movimentação causada pelo anúncio de Hamilton antecipou algumas tomadas de decisões. Nico Hulkenberg, por exemplo, confirmou sua mudança da Haas para a Sauber em 2025, enquanto Alex Albon renovou seu vínculo com a Williams.

O piloto chinês Guanyu Zhou, da Sauber, é um dos que sente os impactos da movimentação do mercado. “O que Lewis fez torna as coisas um pouco mais complicadas para pilotos como Carlos (Sainz)”, disse Zhou. “Com tantas vagas disponíveis na próxima temporada, é sempre necessário conversar com as equipes mais cedo. Se você demorar demais ou tiver apenas uma opção, acaba ficando sem tempo e sem ideias. Você meio que fica preso”.

Zhou destacou a importância de ser proativo na busca por um novo time: “Essa ainda é uma das opções (permanecer na Sauber), mas também estou procurando o que é melhor para o meu futuro. Não quero ser o cara que fica esperando a confirmação final das vagas, porque obviamente a situação nos últimos anos foi diferente. Neste ano, quero ser o cara que toma a decisão e faz as coisas acontecerem mais rápido que os outros”.

Além de Zhou, o futuro de seu companheiro de equipe, Valtteri Bottas, também é incerto. Recentemente, rumores indicaram uma reunião entre o finlandês e James Vowles, chefe da equipe Williams. É provável que surjam novidades sobre o destino de Bottas nas próximas semanas.