Os rumores enfim foram confirmados pela F1: uma corrida em Madrid está próxima de acontecer. Nesta terça-feira (23), a categoria anunciou o retorno da cidade espanhola ao calendário do mundial a partir de 2026 em um contrato de dez anos e irá se chamar GP da Espanha.
Os boatos de que o certame iria disputar uma nova corrida na Espanha estavam ganhando cada vez mais força, mas sem nada oficial sendo cravado. As primeiras informações começaram a surgir ainda no ano passado, apontando inicialmente para a realização entre 2026 ou 2027.
Então, em um evento nesta manhã, veio a confirmação de que a prova em Madrid vai, de fato, acontecer. O circuito vai ser montado em volta do Centro de Exibições IFEMA, terá 5,474 metros de cumprimento, contará com 20 curvas e o tempo de volta previsto é de 1min32s45.
“São ótimas notícias para a Fórmula 1 já que mostra mais uma vez que há uma grande vontade por nosso esporte ao redor do mundo. Isso mostra que num momento em que a Europa é vista como um lugar que não está pronto para investir no nosso desporto, Madrid e outros estão a mostrar que sim”, disse Stefano Domenicali, chefão da F1.
“Eles apresentaram um projeto fascinante, que iremos construir nos próximos anos e um projeto que está considerando os fãs e toda a experiência, de sua viagem a toda experiência do evento. A proposição que recebemos dos promotores foi ótima. Desde o primeiro dia, tem sido um debate aberto do que esse evento pode ser”, continuou.
Com o contrato com duração entre as temporadas de 2025 a 2036, a previsão é de que tenha capacidade de 110 mil fãs por dia na primeira corrida realizada, aumentando para 140 mil pessoas na primeira metade do contrato. Isso vai tornar o GP em Madrid uma das maiores corridas do calendário, comparável a Austin, Melbourne e Silverstone.
Outro ponto levantado no anúncio é sobre o GP de Barcelona, que está no calendário desde a temporada 1991. A prova vai continuar com a F1 por mais duas temporadas, mas não necessariamente vai terminar a parceria com a categoria após o período.
“Para evitar dúvidas e para esclarecer aqui, o facto de estarmos em Madrid não exclui o facto de podermos ficar em Barcelona no futuro. Olhando para o futuro, existem discussões para ver se podemos realmente estender a nossa colaboração com o Barcelona, com quem temos um relacionamento muito bom, para o futuro.”
Layout of the new 5,47 kms long Madrid circuit the F1 will use from 2026 onwards. #AMuS #F1 pic.twitter.com/zDBsg3FrPX
— Tobi Grüner 🏁 (@tgruener) January 23, 2024