F1: Alpine multada por liberação insegura em pit stop de Gasly

A FIA multou a Alpine em € 10.000 por uma ‘liberação insegura’ durante um pit stop de Pierre Gasly no GP da China de Fórmula 1. O piloto francês foi liberado precocemente da parada, com o pneu traseiro direito ainda não totalmente fixado.

De acordo com o comunicado da FIA, ‘O pneu traseiro direito não havia sido devidamente fixado. Os sistemas eletrônicos que monitoram a fixação dos pneus não detectaram o problema.

A Alpine tentou ao máximo segurar Gasly no box, mas um membro da equipe sofreu um leve ferimento na confusão. Essa pessoa também ficou impedida de exercer sua função normalmente. Embora a FIA reconheça que a culpa não foi do piloto, a organização decidiu punir a equipe.

“Estava claro para nós, que o piloto não teve culpa. Ele recebeu a luz verde, soltou a embreagem e moveu o carro para frente. Determinamos que a equipe foi totalmente responsável pelo que aconteceu. Por isso, aplicamos uma multa de € 10.000 por não garantir que o carro estivesse em condições de elegibilidade e segurança durante a corrida”, encerra o comunicado da FIA.