O GP de Mônaco de Fórmula 1 trouxe fortes críticas para Esteban Ocon. De acordo com a Sky Sports, a Alpine estuda seriamente afastar o piloto francês após a colisão com o companheiro de equipe, Pierre Gasly.
Bruno Famin, chefe da equipe, considerou o acidente muito ‘imprudente’, que também violou as ordens da equipe e resultou em danos nos dois carros. Gasly ainda conseguiu continuar na prova e terminou marcando seu primeiro ponto, e também o primeiro da equipe, no ano, enquanto Ocon teve que abandonar após o incidente. A situação gerou tensão interna na Alpine, levantando a possibilidade de uma mudança drástica.
A vaga de Ocon pode ser ocupada por Jack Doohan, piloto reserva de 21 anos. Doohan faz parte da academia júnior da Alpine e impressionou na Fórmula 2 em 2023. Atualmente como piloto de testes, ele já acumula conhecimento sobre o carro e as necessidades da equipe. Recentemente, Doohan participou de testes em Zandvoort com o modelo de 2022, levantando suspeitas sobre uma possível preparação para assumir uma vaga de titular no time.
Com o GP do Canadá se aproximando, a Alpine precisa tomar uma decisão. A permanência de Ocon ou a promoção de Doohan definirá os rumos da equipe francesa. Também não está claro, caso isso realmente aconteça, se seria apenas para a corrida no Canadá ou para o restante da temporada.