F1: AlphaTauri quer começar forte já no início de 2024

A AlphaTauri não quer repetir o sufoco que passou na temporada 2023 da Fórmula 1. Após iniciar a temporada passada com um carro pouco competitivo e apenas cinco pontos marcados em catorze corridas, a equipe italiana pretende evitar a disputa frenética por upgrades e quer um início forte em 2024.

Embora a Red Bull tenha dominado o grid em 2023, a AlphaTauri penou com um carro que rendia bem pouco. Um pacote significativo de atualizações introduzido em Singapura, incluindo a suspensão traseira da Red Bull, e uma série de atualizações de assoalho, finalmente colocaram a AlphaTauri na disputa regular por pontos, levando-a ao oitavo lugar no Campeonato de Construtores.

A equipe de Faenza, que terá um novo nome antes do início da temporada 2024, se beneficiará ainda mais da utilização de componentes da Red Bull como parte de uma aliança técnica mais próxima. No entanto, o diretor técnico do time, Jody Egginton, afirma que a AlphaTauri precisa evitar começar atrás novamente.

“Queremos continuar nessa trajetória de progresso que tivemos na segunda metade do ano”, disse Egginton ao Motorsport.com. “O objetivo é alcançar algo semelhante ao que fizemos em 2020 para 2021. Já passamos por isso antes, conseguimos, e só precisamos de um intervalo consistente e começar com tudo.”

“Então, nossa temporada pode ser um pouco… não fácil, nunca é fácil, mas um pouco mais progressiva. E podemos desenvolver o carro de uma forma um pouco mais estruturada. No ano passado, todos na equipe estavam correndo como loucos para colocar tudo no carro o mais rápido possível, que é o que você quer fazer na Fórmula 1.”

“Mas queremos poder adotar uma abordagem mais equilibrada e consistente. E se o carro for um pouco mais forte logo no início da temporada, podemos refinar a abordagem que queremos fazer, e isso será uma boa medida do progresso que estamos fazendo”, acrescentou.

Apesar da recuperação tardia, a AlphaTauri ficou a três pontos de superar a Williams pelo sétimo lugar, e Egginton ressalta que a equipe ainda não atingiu seu objetivo geral. O engenheiro britânico destacou como a intensidade da disputa de desenvolvimento na F1 durante a temporada, comprometeu as chances da equipe italiana de realizar suas ambições ainda mais.

Ele continuou: “Às vezes, é bom respirar um pouco e dizer: ‘Bem, espere um momento, estamos tentando desesperadamente voltar para onde queremos estar.’ Fomos muito claros publicamente e também internamente sobre quais dos nossos objetivos perdemos, e com o tempo precisávamos resolver isso.”

“Mas durante a temporada, todos estão avançando também. Então, além de onde você quer estar para a primeira corrida, você tem que continuar. Crédito para a equipe. Conseguimos nos recuperar, mas temos mais trabalho a fazer para chegar onde queremos estar, mas se pudermos continuar nessa trajetória, podemos ficar como onde estávamos em 2020 a 2021. Começamos bem em 2021, e tivemos uma boa temporada sólida e consistente”, encerrou Egginton.

Com um planejamento mais estratégico e aproveitando a forte conexão com a Red Bull, a AlphaTauri espera evitar correr atrás e mostrar evolução consistente ao longo da temporada de 2024.