F1: AlphaTauri confirma demissão de De Vries e promove Ricciardo com efeito imediato

As movimentações no meio da temporada da F1 estão a todo vapor. Após os rumores, a AlphaTauri veio a público nesta terça-feira (11), confirmar a demissão imediata de Nyck de Vries após dez etapas e a promoção de Daniel Ricciardo para o restante do campeonato de 2023.

Os rumores começaram a ventilar já há algum tempo por conta da falta de resultados do competidor holandês. Fazendo sua estreia neste ano, o campeão da Fórmula E ainda não conseguiu somar pontos e o melhor resultado conseguido foi uma 12ª colocação no GP de Mônaco – Yuki Tsunoda, seu companheiro, tem dois tentos.

Enquanto isso, o australiano tem exercido o papel de piloto reserva da Red Bull ao longo do campeonato. Após ter seu contrato com a McLaren encerrado de forma prematura ao final de 2022, voltou à sua antiga casa para se manter envolvido com a F1, mas sem os compromissos de todos os finais de semana.

Inclusive, o ‘honey badger’ participou de um teste da Pirelli no início desta semana. Com isso, foi a primeira vez que pilotou um carro do time desde que assumiu a função – e foi justamente o mega dominante RB19.

A troca no meio da temporada já é caso recorrente na equipe das bebidas energéticas. Em 2016, após quatro corridas, Daniil Kvyat foi substituido por Max Verstappen, que venceu sua primeira corrida defendendo a Red Bull. Depois, em 2019, no meio do ano, Pierre Gasly foi rebaixado para das espaço para Alexander Albon.

“Estou muito feliz em receber Daniel de volta ao time. Não há nenhuma dúvida sobre suas habilidades de pilotagem, e já conhece muitos de nos, então, sua integração vai ser muito fácil. A equipe também vai se beneficiar de sua experiência, já que venceu oito corridas na F1. Gostaria de agradecer De Vries por sua valiosa contribuição durante sua passagem pela AlphaTauri e desejo o melhor no futuro”, disse Franz Tost, chefe do time.

“Estou muito animado em voltar para a pista com a família Red Bull”, completou Daniel.