F1: Alonso questiona punição e defende sua manobra

Fernando Alonso se mostrou surpreso ao receber uma penalidade por sua ação na última volta no GP da Austrália de Fórmula 1. O espanhol freou antes do habitual em uma curva, o que ocasionou um forte acidente de George Russell.

Os comissários decidiram aplicar uma penalidade de tempo ao bicampeão e Alonso teve 20 segundos adicionados ao seu tempo final, caindo da sexta para a oitava colocação.

Em entrevista após a corrida, Alonso declarou que não entende a punição: “Estou um pouco surpreso com a penalidade no final da corrida, em relação a como devemos abordar as curvas ou como devemos pilotar os carros. Em nenhum momento queremos fazer algo errado nessas velocidades. Acredito que sem brita naquela curva, em qualquer outra curva do mundo, nem seríamos investigados.”

O espanhol continuou: “Na F1, com mais de vinte anos de experiência, com duelos épicos como Ímola 2005/2006/Brasil 2023, mudar linhas de corrida, sacrificar velocidade de entrada para ter boas saídas de curva é parte da arte do automobilismo. Nunca pilotamos a 100% em todas as voltas e curvas, economizamos combustível, pneus, freios, então ser responsabilizado por não fazer todas as voltas iguais é um pouco surpreendente. Temos que aceitar a decisão e pensar no Japão, para ter mais ritmo e brigar por melhores posições”, finalizou Alonso.