F1: Alonso indica pontos onde a Aston Martin precisa melhorar para 2024

Fernando Alonso não deixa dúvidas para a Aston Martin: quer mais velocidade em reta e uma janela de operação mais ampla no carro para a temporada 2024 da Fórmula 1. Apesar do início promissor com seis pódios nos primeiros oito GPs este ano, a equipe britânica sofreu uma queda de desempenho na segunda metade da temporada, terminando em quinto no campeonato de construtores.

O AMR23 sofreu particularmente em circuitos de alta velocidade como Monza, pagando o preço pelo alto arrasto aerodinâmico. Por isso, Alonso considera crucial atacar esses pontos fracos para garantir um 2024 mais competitivo.

Faça o F1Mania.net sua fonte preferida de notícias no Google e também no Google Discover.

“Precisamos encontrar consistência”, afirmou Alonso. “Talvez um dos pontos fracos seja o carro operar em uma janela muito estreita. É um desafio comum neste regulamento, mas sentimos um pouco mais que os outros. Seria ótimo ter um desempenho estável no próximo ano.”

“Também precisamos melhorar a velocidade em reta. Acho que é nosso ponto fraco em termos de números, sempre um pouco mais lento nas retas. Se quisermos ser tão rápidos quanto os outros, temos que abaixar demais o aerofólio traseiro e acabamos ficando lentos nas curvas também”, acrescentou.

Para reverter a queda de desempenho, a Aston Martin introduziu novas peças em Austin, forçando a equipe a realizar experimentos em várias corridas. Embora o processo inicialmente tenha prolongado as dificuldades, Alonso acredita que foi benéfico para definir a direção do desenvolvimento do carro de 2024.

Siga o F1Mania.net e receba as últimas notícias da Fórmula 1 pelo WhatsApp.

“Acho que a janela estreita foi um pouco consequência do desenvolvimento do carro”, disse Alonso. “Mas como eu disse, é um desafio para todos. Quando você tenta extrair um pouco mais de performance, precisa sacrificar algumas áreas para ganhar em outras, então a janela começa a diminuir. Mas acho que temos algumas ideias para o próximo ano e tudo deve melhorar.”

Mesmo com esses pontos fracos, o bicampeão destaca aspectos positivos do AMR23, como o gerenciamento de pneus e a execução das estratégias de corrida.

“Acho que o carro é muito forte nos domingos, na execução da estratégia, na motivação da equipe. Somos um time feliz, jovem, e celebramos cada resultado como uma vitória, e essa energia é importante para manter no próximo ano”, concluiu o espanhol.

Com as prioridades traçadas e o aprendizado da temporada 2023, a Aston Martin e Alonso partem para 2024 com a missão de confirmar o time como uma força a ser reconhecida na Fórmula 1.