F1: Alonso gostaria de eliminar os treinos livres dos finais de semana de corrida

Fernando Alonso, piloto da Aston Martin, surpreendeu ao revelar sua preferência por um formato de corridas na Fórmula 1 ainda mais radical.

Em entrevista ao podcast ‘F1 Nation’, o ex-piloto e embaixador da Aston Martin, Pedro de la Rosa, afirmou que Alonso defende a eliminação completa dos treinos livres. O espanhol gostaria de começar o final de semana diretamente com a sessão de classificação.

Neste próximo final de semana, na China, a F1 utilizará o formato com corrida Sprint, com apenas uma sessão de treinos livres antes da sessão de classificação para a corrida Sprint, a própria Sprint, e depois outra sessão de classificação, dessa vez para o GP, e o próprio GP, tudo ao longo do fim de semana. Esse único treino livre já reduz bastante o tempo de preparação das equipes, podendo gerar um grid mais bagunçado.

Para Alonso, porém, esse formato ainda permite certa preparação. Ele prefere uma abordagem mais imprevisível. “O que Fernando realmente gostaria é de ir direto para a sessão de classificação”, disse de la Rosa. “Ele às vezes menciona que não precisa de aquecimento. Não precisa de outro jogo de pneus para ir mais rápido. É só ‘bum’, a primeira volta, é isso e é o mais rápido que ele estará em todo o fim de semana. Ele não precisa entrar no ritmo.”

Ao contrário de alguns pilotos que questionaram a volta do formato Sprint em Xangai, De la Rosa acredita que a imprevisibilidade possa ser positiva.

“É bom, é bom para os pilotos se adaptarem”, disse o ex-piloto. “Para garantir que eles não tenham muito tempo para mudar a configuração do carro, para aprender os macetes da pista. O formato Sprint sempre ajuda os melhores pilotos a brilharem ainda mais”, finalizou De la Rosa.