F1: Alonso fala sobre estratégia de pneus na China

Fernando Alonso explicou que a limitada alocação de pneus da Aston Martin, foi a razão por trás de seu curto stint com os pneus macios no GP da China de Fórmula 1.

Largando em terceiro, Alonso aproveitou a desvantagem de Sergio Perez na curva 1 para assumir a segunda posição. No entanto, o espanhol perdeu a posição cinco voltas depois, e Lando Norris da McLaren o rebaixou para quarto com uma ultrapassagem na curva 14.

Alonso foi o primeiro dos pilotos da frente a entrar nos boxes para colocar os pneus duros, mas foi prejudicado quando um Virtual Safety Car se transformou em bandeira amarela. A Aston Martin colocou Alonso em um novo jogo de pneus macios antes que ele retornasse aos boxes para colocar os médios faltando 12 voltas para o final da corrida, passando do 11º para o 7º lugar.

“Sim, definitivamente foi uma corrida louca, muitas coisas aconteceram para nós”, disse Alonso. “Como você disse, ótima largada, P2 nas primeiras voltas, depois alguns Safety Cars que provavelmente não ajudaram nossa estratégia e fizeram os outros economizarem um pouco os pneus. Tivemos que fazer outra parada, então não foi o ideal. Mas no final quase bati, mas fiz a volta mais rápida e terminei em sétimo, então no geral acho que foi um bom final de semana”, disse o espanhol.

Revelando as escolhas estratégicas incomuns adotadas pela Aston Martin, Alonso disse que a equipe de Silverstone levou apenas um jogo de pneus duros para a corrida.

“Tínhamos apenas um pneu duro e no meio do stint com o duro, o Safety Car foi acionado, então digamos que nosso pneu bom acabou de certa forma depois desse Safety Car”, disse ele. “Então, não tínhamos mais opções. Vamos ver, talvez da próxima vez que não fizermos a Sprint, vamos economizar pneus e ter mais um jogo para o domingo”, acrescentou.

Alonso ultrapassou Nico Hulkenberg da Haas, Lewis Hamilton da Mercedes e Oscar Piastri da McLaren, para recuperar a sétima colocação, sendo o único piloto da Aston Martin a pontuar. O companheiro de equipe Lance Stroll estava em décimo, mas colidiu com a traseira do carro de Daniel Ricciardo quando o grid se preparava para a relargada da prova. O canadense, que foi forçado a entrar nos boxes para colocar uma nova asa dianteira em seu AMR24, recebeu uma penalidade de dez segundos e terminou a corrida na 15ª posição.