F1: Alonso diz que idade não será problema, mas tem que ser honesto com a equipe

Fernando Alonso, o piloto mais velho do atual grid da Fórmula 1, assinou recentemente uma renovação de contrato com a Aston Martin até pelo menos 2026, mas independente da idade, o bicampeão não descarta continuar correndo por ainda mais tempo.

Questionado sobre a possibilidade de exercer outras funções na Aston Martin além de piloto, Alonso afirmou: “Provavelmente sim. Ainda não sei quando vou parar de correr. Assinei contrato para estar no carro, mas se eu parar um pouco antes do contrato como piloto, posso assumir uma função diferente.”

Apesar da idade, Alonso segue impressionando com suas performances. Ele classificou o GP do Japão, há duas semanas, como uma de suas melhores corridas da carreira. No entanto, o espanhol reconhece as dificuldades potenciais que o envelhecimento pode trazer.

“É verdade, terei 45 anos ou mais e continuo correndo. Se um dia eu sentir que não estou motivado, ou não estiver em boa forma, ou não estiver rápido o suficiente, talvez em alguma parte da temporada eu sinta isso, acho que tenho um bom relacionamento com a Aston Martin para ser honesto”, disse Alonso.

“Serei o primeiro a levantar a mão e dizer: ‘Talvez eu tenha perdido performance’, e nós encontraremos soluções. Mas não vejo isso acontecendo nos próximos anos. Como eu disse no Japão, provavelmente uma das minhas melhores corridas aconteceu lá… então estou me sentindo bem, forte, então não vejo nenhum problema.”

Alonso ainda brincou sobre a idade de Lewis Hamilton, que completará 40 anos em janeiro de 2025: “E Lewis fará 40 anos no ano que vem, então nessa questão de pilotos com mais de 40 anos, não serei o único, talvez haja mais pilotos por aí”, concluiu rindo o espanhol.