F1: Alonso diz que Honda e regulamento de 2026 foram as razões para ficar na Aston Martin

Fernando Alonso surpreendeu a todos ao renovar seu contrato com a Aston Martin por pelo menos mais duas temporadas após o GP do Japão de Fórmula 1. O piloto espanhol, que despertava interesse de equipes como Red Bull e Mercedes, optou pela continuidade com a equipe britânica.

Em entrevista concedida antes do GP da China, Alonso explicou os motivos que o levaram a tomar essa decisão. “As novas regras de 2026 darão a chance para todos competirem e brigarem por vitórias”, afirmou o piloto. “Estaremos com a Honda, o que é diferente de sermos clientes de motores como é o caso agora com a Mercedes. Espero que isso nos traga alguma melhora.”

Além do motor japonês, Alonso vê potencial na parceria com a Aramco: “Os biocombustíveis e a sustentabilidade que virão em 2026, também podem ser uma oportunidade para nós. A equipe está evoluindo cada vez mais, com novas instalações e um túnel de vento ficando pronto ainda este ano. Enxergo um time muito forte no futuro, e eu quero fazer parte disso.”

Essa definição do futuro de Alonso após apenas quatro corridas em 2024, surpreendeu a muitas pessoas. No entanto, o bicampeão minimizou a importância disso para si próprio. “Após o Japão, nos sentamos e chegamos a um acordo em um ou dois dias. Foi muito simples”, acrescentou.

“Tudo é mais simples do que parece de fora. Há muitos rumores e movimentações envolvendo equipes, pilotos e prazos. Para nós, foi uma questão de lealdade. Mantivemos a palavra, e uma vez assinado e acordado, anunciamos a renovação. Foi bem mais fácil para nós do que pode ter sido para outros”, completou o espanhol.