F1: Albon comenta temporada da Williams em 2023

Alex Albon acredita que aproveitou ao máximo todas as chances de pontuar com a Williams durante a temporada 2023 da Fórmula 1, com exceção de uma ocasião.

Depois de quatro anos seguidos entre os últimos no Mundial de Construtores, a Williams obteve sua melhor colocação em seis anos em 2023, terminando em sétimo lugar. A equipe de Grove contou fortemente com os feitos de Albon, que conquistou 27 dos 28 pontos do time, resistindo por pouco à pressão final da AlphaTauri.

O piloto tailandês-britânico teve como ápice os sétimos lugares em Montreal e Monza, onde se valeu da velocidade em reta do FW45 para defender ataques de carros mais rápidos.

Embora satisfeito com o progresso da Williams na última temporada, Albon busca acumular pontos de forma mais convencional no próximo ano.

“Claro que estou muito orgulhoso do que alcançamos na equipe”, disse ele. “Penso nas corridas em que pontuamos e não tivemos nenhuma realmente tranquila, onde dissemos: ‘Bem, isso foi bom’. Gostaria de ter mais delas, mas infelizmente, em muitas estamos segurando um monte de carros atrás de nós, o que se tornou nossa marca registrada.”

“O carro melhorou muito em relação ao ano passado. Estamos entrando em cada fim de semana sentindo que há uma chance de pontuar, mas mesmo assim, o ritmo de corrida nem sempre é tão bom e ainda assim conseguimos bons pontos. E sim, tenho que dizer que, refletindo, tive muitos momentos divertidos este ano”, acrescentou.

A dependência da Williams de Albon aumentou ao longo de 2023, devido à decisão da equipe de promover o novato Logan Sargeant, que teve uma estreia repleta de dificuldades na categoria. O americano se envolveu em uma série de incidentes e conquistou apenas um único ponto em Austin, e mesmo assim, graças a exclusões de outros pilotos da corrida.

No entanto, Albon lamentou um erro pessoal no GP da Austrália, na terceira etapa do calendário, quando parecia certo que marcaria uma boa quantidade de pontos.

Tendo se classificado em um forte oitavo lugar, Albon permaneceu firmemente dentro dos pontos durante a fase inicial da corrida, até quando perdeu o controle do carro na curva 6 e bateu.

“Acho que Melbourne foi a única corrida em que senti que perdi uma oportunidade de pontuar”, afirmou. “Mas em todas as outras corridas que fizemos este ano, quando houve uma chance, nós a aproveitamos, e acho que essa foi a principal diferença em relação aos nossos rivais”, concluiu.

Albon se recuperou desse contratempo e terminou em 13º na classificação de pilotos, oito posições acima de seu companheiro de equipe, Sargeant, que vai permanecer na equipe na próxima temporada.