A Comissão da Fórmula 1 se reuniu nesta quinta-feira para discutir a proposta de um novo sistema de pontuação, onde o 11º e 12º colocados também marcariam pontos. No entanto, a decisão foi adiada.
Essa proposta previa que as posições de P11 e P12 também pontuassem, sem alterações nos pontos para os primeiros sete colocados (25, 18, 15, 12, 10, 8 e 6 pontos, respectivamente). A votação final ficou para a próxima reunião da Comissão, em julho.
“Os membros da Comissão discutiram uma proposta de mudança na distribuição de pontos do campeonato, conforme descrito nos artigos 6.4 e 6.5 do Regulamento Esportivo. Foi acordado que uma análise mais aprofundada das mudanças propostas era necessária, visando uma proposta a ser apresentada na reunião da Comissão de F1 em julho”, diz o comunicado oficial.
Essa decisão coloca as equipes menores da F1 em compasso de espera. Elas vinham defendendo a mudança no sistema de pontuação, pois sentem que muitas vezes competem sem a chance de pontuar.
É importante destacar que metade do grid da F1 somou apenas doze pontos em cinco GPs e uma corrida Sprint realizados até agora este ano. Isso contrasta bastante com os 546 pontos já distribuídos. As equipes Williams, Alpine e Sauber ainda não pontuaram na temporada 2024.