Equipes de F1 terão novas verificações de pressão dos pneus

As equipes de Fórmula 1 enfrentarão verificações de pneus mais duras, para garantir que estão seguindo as pressões de pneus prescritas pelo fornecedor de pneus da F1, a Pirelli, após uma investigação sobre as falhas durante o Grande Prêmio do Azerbaijão.

Já se sabe há algum tempo que as equipes são capazes de manipular as verificações da pressão dos pneus, aquecendo-os a níveis muito mais quentes do que normalmente operariam, o que por sua vez aumenta as pressões. Quando são medidos, eles atendem às pressões mínimas dos pneus prescritas pela Pirelli.

No entanto, quando o pneu esfria, a pressão diminui, aumentando a área de contato do pneu com a superfície da pista, melhorando a aderência.

Lewis Hamilton destacou isso em Mônaco, referindo-se às ações da Red Bull durante o GP da Espanha: “Se você olhar para a Espanha, por exemplo, deveríamos todos manter nossos cobertores antes das voltas na qualificação. A Red Bull tirou os deles. E ninguém tem permissão para isso”, disse ele.

A Red Bull removeu as mantas dos pneus do carro de Verstappen bem antes de ele deixar a garagem para definir uma volta cronometrada, sugerindo que eles estavam procurando resfriar os pneus e reduzir a pressão, embora a equipe negue qualquer irregularidade.

Portanto, a partir do GP da França neste próximo final de semana, a FIA vai colocar mais controles nas equipes. Uma nova diretriz técnica em várias páginas descreve várias verificações que serão realizadas, para garantir que as equipes sigam as orientações da Pirelli.

Alguns desses testes serão aleatórios, outros serão realizados em todas as equipes com pneus gastos pela corrida e selos fixados nas válvulas para garantir que as equipes não possam mexer neles, antes de serem verificados.

Controles infravermelhos também serão usados para verificar se as equipes não estão superaquecendo seus pneus nas mantas.

A FIA irá relatar quaisquer equipes encontradas com pressões mais baixas aos comissários, que tomarão as medidas necessárias que podem variar de uma penalidade financeira à desqualificação.

Os regulamentos técnicos de 2022 foram recentemente atualizados para incluir o Artigo 10.7.3, que afirma que: “Todos os carros devem ser equipados com sensores de monitoramento de pressão e temperatura dos pneus, que foram fabricados por um fornecedor designado pela FIA de acordo com uma especificação determinada pela FIA.”

“Os aros das rodas e os sensores de pressão e temperatura dos pneus devem ser marcados de acordo com o esquema de coloração e rotulagem definidos no Apêndice dos Regulamentos Técnicos e Desportivos.”

Atualmente, os sensores instalados nos pneus não são precisos o suficiente para que a FIA os use como evidência de violação das regras.

 

 

Assine o clube de vantagens F1Mania+, aproveite os benefícios e ajude o site e suas plataformas a crescerem ainda mais. Acesse https://picpay.me/f1mania, busque por @f1mania no app PicPay ou clique aqui e saiba mais.

 

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon