Entre a família e o fascínio pela Ferrari: Newey reflete sobre seu futuro na F1

Adrian Newey: O engenheiro que moldou a Red Bull pondera mudança para a Ferrari

Adrian Newey, uma figura central no sucesso da Red Bull Racing, está enfrentando um momento decisivo em sua carreira. Prestes a completar 65 anos no próximo 26 de dezembro, Newey ainda não pensa em aposentadoria, apesar da sua longa trajetória na equipe austríaca.

Responsável por grande parte do sucesso da Red Bull, Newey é uma figura muito cobiçada no mundo da Fórmula 1. Em uma recente aparição no podcast “Formula for Success”, de David Coulthard e Eddie Jordan, ele revelou que a Ferrari o abordou várias vezes. “A Ferrari é essa marca mágica que, suponho, honestamente, provavelmente todos no automobilismo ficam fascinados e tentados a se juntar, se houver a oportunidade. Fui abordado e cheguei perto três vezes agora, uma delas em carros Indy há muito tempo. É uma marca incrível, com toda essa mística, é efetivamente a equipe nacional italiana, com todos os prós e contras que isso implica. E os contras são que, se você não faz um ótimo trabalho, é absolutamente criticado e destroçado. Claro, se você faz um bom trabalho, então é um herói nacional. Então isso traz todas as suas próprias pressões”.

Sobre uma possível saída da Red Bull, Newey não a descarta, mas ressalta que seria como deixar sua família, dada a sua longa história com a equipe. “Mas tenho que tentar tirar a paixão e esse lado de fora e abordá-lo de um lado de engenharia. As equipes pelas quais trabalhei, eu realmente gostei. Red Bull, que é em grande parte devido ao seu conselho também, David. Essa é uma equipe na qual estive, mais ou menos desde o início, é uma equipe na qual estive muito centralmente envolvido no desenvolvimento do lado da engenharia. Então é uma equipe com a qual me sinto confortável. Todos nós sabemos como trabalhamos. Não estou dizendo que nunca vou mudar. Nunca diga isso. Mas seria como abandonar sua família, porque é isso que ela se tornou”.