Cidade chinesa planeja novo circuito para receber a F1

Guangzhou entrou na disputa para sediar um GP de Fórmula 1. A cidade chinesa anunciou planos para construir um autódromo de padrão Nível 1, homologação exigida pela FIA para um circuito receber a categoria máxima do automobilismo mundial.

Isso transformaria a China no segundo país asiático a ter duas pistas aptas para a F1. Atualmente, apenas Xangai detém esse privilégio, sediando o GP da China desde 2004.

O futuro circuito de Guangzhou integrará um amplo parque temático voltado para o esporte a motor. O investimento previsto é de 20 bilhões de yuans (cerca de US$ 3 bilhões), e ainda não há um cronograma para a conclusão das obras.

A iniciativa faz parte do Plano de Construção Chave da Província de Guangdong para 2024, um pacote que engloba mais de 1.500 projetos com valor total estimado em 8,1 trilhões de yuans (US$ 1,12 trilhão).

É importante ressaltar que sediar a F1 exige o cumprimento de diversos requisitos rigorosos exigidos pela FIA. Somente pistas com licença Nível 1 podem receber a categoria. Como comparação, o Circuito da Guia em Macau, que sedia etapas de várias categorias, incluindo o importante GP de Macau da Fórmula 3, possui apenas homologação Nível 2.