Bottas: “Confiabilidade tem que ser o foco da Alfa Romeo”

Valtteri Bottas diz que melhorar a confiabilidade deve ser o foco de curto prazo da Alfa Romeo após uma série de contratempos ao longo da temporada de 2022.

A Alfa Romeo subiu na hierarquia da F1 sob os novos regulamentos, mas regrediu nos últimos GPs, com Bottas prejudicado por problemas mecânicos. O finlandês não conseguiu terminar três GPs este ano, incluindo dois dos últimos quatro eventos, na Grã-Bretanha e na Hungria, enquanto foi forçado a largar no fundo do grid na Áustria depois de exceder sua alocação de unidades de potência.

Bottas também foi prejudicado em várias sessões de treinos de sexta-feira deste ano devido a problemas no motor. “Com certeza estamos carentes de confiabilidade”, disse o piloto de 32 anos. “Em termos de ritmo, fomos um pouco melhores neste fim de semana do que nas corridas anteriores, o que é positivo, mas sim, precisamos terminar as corridas.

“Teria sido uma pena ainda maior [na Hungria] se estivéssemos prestes a marcar pontos novamente e tivéssemos o problema. Portanto, grande foco na confiabilidade primeiro e depois no desempenho também.”

O companheiro de equipe de Valtteri, Guanyu Zhou, também não conseguiu pontuar em Budapeste, estendendo a seca da Alfa Romeo para quatro eventos, mas ele foi encorajado pela relativa melhora na velocidade. “Acho que tivemos um ritmo forte [na Hungria] e merecíamos um pouco mais, pois em termos de performance parecemos estar de volta ao ponto em que estávamos em Silverstone”, disse Zhou.

“Aprendi muito até agora nesta temporada, tem sido difícil e agradável, e ainda há muito espaço para melhorias.”

A Alfa Romeo está em sexto na classificação de construtores, atrás da luta McLaren-Alpine, mas 17 pontos à frente da Haas.