Batida entre Mercedes e 1ª vitória de Verstappen: o GP da Espanha da F1 em 2016

Há exatos cinco anos, a F1 tinha uma de suas provas mais memoráveis dos anos recentes. O GP da Espanha, que aconteceu em 15 de maio de 2016, teve acidente entre as Mercedes logo na largada e que abriu caminho para Max Verstappen alcançar não apenas sua primeira vitória na categoria, mas também com a Red Bull.

A disputa em Barcelona era a quinta do calendário daquele campeonato. Nico Rosberg chegou para a prova como o líder folgado da classificação, com 43 pontos de vantagem para seu companheiro Lewis Hamilton. No Mundial de Construtores, a equipe alemã ponteava a tabela com oito tentos de frente para a Ferrari.

Mas o principal fator que chamavam a atenção para aquele final de semana estava com a Red Bull. Após um início de ano atrapalhado de Daniil Kvyat, a equipe austríaca rebaixou o russo para a Toro Rosso, subindo para o time principal o jovem Verstappen, que tinha apenas 18 anos.

Na classificação da prova espanhola, quem ficou com a posição de honra do grid de largada foi o atual heptacampeão da F1 com 1min22s000. Quem saiu em segundo foi o colega alemão, com Daniel Ricciardo e Max completando a segunda fila de saída em Montmeló.

Mercedes GP da Espanha Barcelona F1
O souvenir da Mercedes (Foto: Mercedes)

Chegado o domingo de corrida, as luzes se apagaram em Barcelona e Rosberg logo partiu para o ataque em cima de Hamilton, conseguindo assumir a ponta na curva 1. Mais atrás, Sebastian Vettel deu em cima do holandês da Red Bull e saltou para quarto, mas logo perdeu a posição para o adversário.

Mas logo o cenário mudaria e traria outro desfecho para aquela corrida. Na saída da curva 3, Lewis foi para cima de Nico para retomar a primeira colocação, mas com o companheiro defendendo a posição, o inglês escapou da pista, pisou na brita e rodou, atingindo o alemão e encerrando ali a corrida da dupla.

O acidente imediatamente trouxe o período de safety-car e a ordem na pista era Ricciardo, Verstappen, Carlos Sainz, Vettel e Kimi Räikkönen completando os cinco primeiros. Quando o carro de segurança entrou e a relargada foi autorizada, os pilotos da Red Bull lideravam, com Vettel saltando para terceiro.

Com diferentes estratégias, os pilotos da frente mudaram de posições no momento das paradas. Max optou por apenas duas paradas, o que se mostrou certeiro, pois viu os demais adversários indo três vezes para os pit-stops. Kimi tentou se aproximar de Max, mas sem sucesso; mais atrás, Ricciardo, que tinha pneus mais novos, também tentou caçar Vettel, mas sem consumar a ultrapassagem.

Com a bandeira quadriculada, Verstappen se tornou o piloto mais jovem a vencer uma corrida na F1 com 18 anos e 228 dias, além de ser o competidor mais novo a subir em um pódio da categoria, quebrando os recordes de Sebastian em mais de dois anos. Ainda, o holandês se tornou o primeiro piloto nascido nos anos 1990 a vencer uma etapa.

Através de suas redes sociais, a Mercedes revelou que mantém em sua fábrica em Brackley os sidepods de ambos os carros. No post, escreveu que “decepções nos ensinam nossas melhores lições. Para nos lembrar disso, mantemos esses pequenos souvenirs”.

 

 

Assine o clube de vantagens F1Mania+, aproveite os benefícios e ajude o site e suas plataformas a crescerem ainda mais. Acesse https://picpay.me/f1mania, busque por @f1mania no app PicPay ou clique aqui e saiba mais.

 

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon