Audi mira em Tsunoda como plano B para entrada na F1

A Audi estaria avaliando Yuki Tsunoda como piloto para a sua estreia na Fórmula 1 em 2026, caso as negociações com Carlos Sainz não avancem.

Tsunoda vem sendo um dos destaques da temporada, marcando pontos em cinco corridas e superando o experiente companheiro de equipe Daniel Ricciardo.

Apesar de sonhar com uma vaga na Red Bull Racing, a equipe austríaca não parece interessada em promovê-lo. Diante disso, o piloto japonês admite estar aberto a outras propostas.

Inicialmente, Haas era apontada como destino possível para Tsunoda, já que perderá Nico Hulkenberg para a Sauber (futura Audi) em 2025. No entanto, o japonês pode acabar formando dupla justamente com o alemão veterano na equipe suíça.

De acordo com o jornalista Joe Saward, a Audi analisa os candidatos para compor a sua dupla ao lado de Hulkenberg na nova era da categoria, a partir de 2026.

Sainz, por sua vez, recebeu uma proposta atrativa da Audi, mas também negocia com a Williams para definir seu futuro após a Ferrari.

A Williams vem trabalhando para se tornar uma força mais competitiva, modernizando suas instalações e buscando o retorno do renomado projetista Adrian Newey. A equipe também mira a contratação de Sainz para formar uma dupla forte.

Esteban Ocon era outra opção da Audi, mas o francês parece hesitar em relação a esse destino. Ocon, inclusive, conversa com a Haas sobre uma possível mudança.

Com a provável renovação de Pierre Gasly na Alpine, Tsunoda ganha força como alvo da Audi. Caso Sainz e Ocon rejeitem a proposta, a permanência de Valtteri Bottas ou Guanyu Zhou é improvável na atual Sauber.

Rumores no paddock da F1 indicam que a Audi se impressionou com o desempenho de Tsunoda e pode aproveitar a indecisão da Red Bull em relação ao seu futuro. A Red Bull tem a opção de renovar o contrato de Tsunoda até setembro, e a preferência inicial da equipe seria mantê-lo.

No entanto, a saída de Tsunoda resolveria o dilema da Red Bull em relação à sua equipe secundária, que conta com três pilotos para preencher duas vagas em 2025.

O bom desempenho de Tsunoda dificulta seu descarte, enquanto Daniel Ricciardo vem sendo elogiado por sua contribuição ao progresso da RB, apesar dos resultados ruins nas pistas.

Por outro lado, a saída de Tsunoda por iniciativa própria permitiria à Red Bull promover o piloto reserva Liam Lawson para a RB, evitando perdê-lo para outras equipes.

A ida de Sainz para a Williams formaria uma dupla promissora com Alex Albon e praticamente garantiria a promoção de Andrea Kimi Antonelli para a Mercedes. Oliver Bearman, atualmente na F2 deve subir para a F1 na Haas.