Ataques racistas sobre Hamilton são condenados por toda a F1 e a FIA

Os ataques racistas dirigidos a Lewis Hamilton nas redes sociais, após sua vitória no Grande Prêmio da Inglaterra de ontem, atraiu rápida condenação do esporte, do órgão regulador e de sua equipe.

As rivais Red Bull e McLaren, também emitiram declarações criticando os ataques que o heptacampeão mundial recebeu.

Hamilton foi alvo de ataques racistas após sua vitória e confronto na primeira volta com Max Verstappen, que fez com que seu rival no campeonato sofresse um forte impacto contra a barreira de pneus.

A Fórmula 1, a FIA e a Mercedes, emitiram uma declaração conjunta condenando os ataques que Hamilton recebeu, alguns dos quais ainda não foram removidos das plataformas de mídias sociais.

“Durante e depois do GP da Inglaterra de ontem, Lewis Hamilton foi submetido a vários casos de ataques racistas nas redes sociais após um incidente na corrida”, disseram eles.

“A Fórmula 1, a FIA e a Mercedes-AMG Petronas F1 Team, condenam este comportamento nos termos mais veementes possíveis. Essas pessoas não têm lugar em nosso esporte e pedimos que os responsáveis respondam por suas ações.”

“Os pilotos, as equipes, a Fórmula 1, e a FIA, estão trabalhando para construir um esporte mais diversificado e inclusivo, e tais instâncias inaceitáveis de ataques online devem ser descartadas e eliminadas.”

A equipe Red Bull se juntou às críticas aos ataques que Hamilton recebeu.

“Embora possamos ser rivais ferozes na pista, estamos todos unidos contra o racismo”, disse a equipe. “Condenamos os ataques racistas de qualquer tipo contra nossa equipe, nossos concorrentes e nossos torcedores.”

“Como equipe, estamos enojados e tristes por testemunhar o abuso racista que Lewis sofreu ontem nas redes sociais após a colisão com Max. Nunca há desculpa para isso, certamente não há lugar para isso em nosso esporte e os responsáveis devem responder por seus atos.”

A McLaren disse que “está com a Fórmula 1, a FIA, e nossos companheiros das equipes e pilotos na condenação do deplorável ataque racista contra Lewis Hamilton.”

“O racismo deve ser eliminado de nosso esporte e é nossa responsabilidade compartilhada eliminá-lo.”

A Honda, fornecedora de motores da Red Bull, também emitiu uma declaração semelhante.

O ataque racista a competidores, especialmente nas redes sociais, é um problema persistente em muitos esportes. Na semana passada, Hamilton criticou o ataque que os jogadores de futebol da Inglaterra receberam após a derrota na final da Eurocopa em Wembley.

Durante o final de semana do GP de Portugal, a maioria dos pilotos de Fórmula 1 participou de um boicote às plataformas das redes sociais, para chamar a atenção para o seu fracasso em eliminar as mensagens racistas.

 

 

Assine o clube de vantagens F1Mania+, aproveite os benefícios e ajude o site e suas plataformas a crescerem ainda mais. Acesse https://picpay.me/f1mania, busque por @f1mania no app PicPay ou clique aqui e saiba mais.

 

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon