Pat Symonds vai se tornar consultor executivo de engenharia da (possivelmente) futura equipe de Fórmula 1, Andretti, assim que seu período de licença especial terminar.
Symonds atuou como diretor técnico da F1 desde 2018, mas anunciou esta semana sua saída após a finalização das regras de chassi para 2026.
A Andretti anunciou que Symonds terá um papel importante dentro da organização, que segue firme em seu plano de se tornar a mais nova equipe no grid da F1. A FIA aceitou a proposta da Andretti em outubro do ano passado, mas a FOM não liberou a entrada da equipe, citando dúvidas sobre sua competitividade.
No entanto, a FOM indicou que poderia reconsiderar o pedido em 2028, desde que a General Motors se tornasse fornecedora de motores.
Desde então, a Andretti vem se reforçando, incluindo a contratação do ex-engenheiro da Renault, Nick Chester, como diretor técnico, e a construção de uma nova base em Silverstone.
Symonds será o mais novo membro a integrar o projeto da Andretti. O experiente engenheiro, que já passou por algumas equipes da F1, vai se juntar à equipe em uma data ainda não divulgada.
“Estamos muito empolgados em receber Pat na família Andretti”, disse Michael Andretti, presidente do conselho global da Andretti. “O profundo conhecimento de Pat em aerodinâmica, dinâmica de veículos e motores de Fórmula 1, será fundamental à medida que construímos uma equipe competitiva. Acredito que sua expertise foi crucial para moldar a narrativa da Fórmula 1, e sua confiança em se juntar ao nosso esforço fala por si. Estou muito feliz com este próximo passo, enquanto nosso trabalho continua a todo vapor”, acrescentou.
O britânico de 70 anos é um nome respeitado no setor técnico. Symonds desempenhou papel fundamental nas conquistas dos campeonatos de Fórmula 1 de Michael Schumacher e Fernando Alonso na Benetton. Ele também teve passagens pela Virgin e Williams.
“Tive o prazer de trabalhar com Pat no passado e ele tem um vasto conhecimento do qual podemos nos beneficiar”, acrescentou Nick Chester. “Pat agregará experiência em diversas áreas técnicas e na operação da equipe, o que nos ajudará a desenvolver o time”, finalizou Chester.