Alpine temeu pela idade de Alonso na F1: “Isso aconteceu com Schumacher”

Mesmo depois de perder Fernando Alonso para a Aston Martin, Otmar Szafnauer apoia a decisão da Alpine de oferecer um contrato de apenas um ano ao piloto de 41 anos.

Alonso surpreendeu o paddock da F1 e sua atual equipe, ao anunciar na segunda-feira que deixará a Alpine no final desta temporada, indo para a Aston Martin em 2023.

Parece que o principal motivo de sua saída, foi a duração do contrato que a Alpine estava disposta a oferecer a ele. A equipe ofereceu um contrato de um ano, dizendo a Alonso que eles veriam onde ele estaria em termos de desempenho no meio da próxima temporada, antes de potencialmente renovar por mais um ano.

Alonso parece não ter gostado muito dessa ideia, e então começou a conversar com a Aston Martin, para substituir Sebastian Vettel, no caso da aposentadoria do alemão, o que também se confirmou e foi anunciado na semana passada.

O acordo entre Alonso e a Aston Martin foi finalizado no último final de semana, depois do anúncio de Vettel, e divulgado na segunda-feira.

Szafnauer diz que a Alpine não estava disposta a dar dois anos ao bicampeão, pois temia que a idade pudesse atrapalhá-lo de repente. Afinal, isso aconteceu com Michael Schumacher.

“Acho que esse foi o ponto crucial, de apenas mais um em vez de dois anos”, disse o chefe da equipe, citado pelo The Race. “Chega um momento em que algo acontece fisiologicamente com um piloto e você não tem as mesmas habilidades que tinha quando era mais jovem. Acho que aconteceu com Michael. Acho justo dizer que Michael Schumacher aos 42 anos não era o mesmo piloto que era aos 32 ou 35.”

“E isso acontece com outros esportistas, jogadores de críquete, com todo o respeito a todos vocês que jogam críquete, não é um esporte tão extenuante fisicamente. É tudo uma questão de coordenação olhos e mãos, movendo o taco para os milímetros certos. Mas aos 32, 33, 34, os melhores batedores do mundo não podem mais fazer isso. E isso porque algo acontece com eles.”

“Isso também acontece com pilotos de corrida. Então, somos a favor de, sim, se você estiver se apresentando em alto nível, com certeza, vamos mantê-lo. Mas vamos fazer um ano de cada vez, e acho que ele queria uma duração maior.”

Mas enquanto Szafnauer e os superiores na Alpine estavam preocupados com a idade de Alonso, o chefe da equipe admite que agora não há sinal de que Alonso tenha perdido o desempenho e a velocidade de seus anos mais jovens.

“Ele é um ótimo piloto, um dos melhores com quem trabalhei”, acrescentou. “Ele ainda está correndo em um nível muito alto, ainda é rápido, e em condições complicadas, o que realmente mostra a habilidade do piloto, ele está ainda melhor e vimos isso este ano.”

“Se isso continuar por mais três anos, ótimo, ótimo para a Aston Martin e Fernando. Não sei quando isso vai diminuir”, concluiu.

 

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram
Twitch
TikTok
Kwai

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon