Alonso coloca Alpine na frente e lidera terceiro treino livre da F1 no Canadá

Fernando Alonso foi quem se fez brilhar em condições complicadas no terceiro treino livre do GP do Canadá da F1. Neste sábado (18), o bicampeão tirou de letra o asfalto molhado em Montreal e fechou a sessão como o mais veloz do pelotão.

A chuva tem se feito bastante presente durante o final de semana. A categoria, que está de volta ao país após três anos afastada, teve até mesmo de cancelar uma sessão de autógrafos antes do TL3 por conta da quantidade da água que caiu.

Por isso, no momento do último ensaio, demorou até que os pilotos começassem a deixar os boxes para fazer as voltas rápidas. A tão pouco tempo da classificação, nenhum quis arriscar a sofrer um acidente, mas começaram a fazer os giros.

Diferentes nomes chegaram a figurar na primeira posição da tabela de tempos, mas com a marca de 1min33s836, foi o competidor da Alpine quem terminou a sessão como o mais veloz do pelotão.

A 0s053 do ponteiro, Pierre Gasly fechou com a segunda marca. Sebastian Vettel, Esteban Ocon e Daniel Ricciardo completaram o top-5, enquanto Max Verstappen, líder da classificação, foi 18º, e Charles Leclerc, 20º.

Saiba como foi o terceiro treino livre do GP do Canadá da F1:

No início das atividades deste sábado, os pilotos encaravam tempo bastante fechado. Uma leve garoa caia no circuito após uma tempestade de mais cedo que obrigou o cancelamento da sessão de autógrafos com os fãs, com o asfalto chegando a 16ºC, o termômetro marcando 11ºC e umidade a 83%.

No início do final de semana da nona etapa da temporada 2022, a Red Bull é quem tem mostrado grande desempenho. Nos dois primeiros treinos realizados na sexta-feira, Max Verstappen se colocou como o mais rápido em ambos.

Luzes verdes apagadas e pitlane aberto. Os primeiros pilotos a saírem para o complicado traçado foram Kevin Magnussen, Mick Schumacher, Valtteri Bottas e Zhou Guanyu – portanto, as duplas da Haas e Alfa Romeo.

O quarteto que logo deixou os boxes calçavam os pneus de condições totalmente molhadas. A medida que aceleravam era possível ver que se fazia totalmente necessário, já que muito spray espirrava de trás dos carros.

A medida que os pilotos começavam a dar suas voltas, era possível ver que a situação não estava fácil na pista. Mick chegou a reclamar no rádio, enquanto era possível ver poças d’água em certas partes do traçado.

O dinamarquês da Haas foi o primeiro a anotar um giro rápido. O piloto fez 1min43s014, tempo muito superior aos feitos na sexta-feira e 2s582 mais rápido que Schumacher, segundo colocado.

Essas são as condições esperadas para a classificação de mais tarde. Apesar de nenhum piloto querer forçar para não acertar o muro, certamente é necessário algumas voltas para aprenderem as condições.

Magnussen é quem tem sido o mais rápido em termos de velocidade no setor 1. Enquanto isso, Yuki Tsunoda tem anotado a maior velocidade nos dois demais setores do Autódromo Gilles Villeneuve.

No momento, os competidores que já haviam anotado ao menos um giro rápido eram Kebin, Tsunoda, Schumacher, Sebastian Vettel e Lance Stroll, com todos os pilotos parados.

As condições têm começado a quase fazer vítimas durante o terceiro treino. Yuki escapou na curva 8, enquanto o tetracampeão da Aston Martin escapou na curva 8,mas nenhum dos dois chegou a danificar os carros.

Com 20 minutos rodados em Montreal, o tempo a ser batido era de 1min38s262 de Tsunoda. Vettel, Magnussen, Stoll, Bottas, Daniel Ricciardo, Zhou, Lando Norris e Schumacher completavam os pilotos que haviam marcado tempo.

A dupla da Mercedes, por exemplo, ainda não havia se molhado muito. Enquanto Lewis Hamilton deu apenas uma volta de instalação, George Russell sequer saiu dos boxes.

Outro exemplo são os competidores da Red Bull. Sergio Pérez chegou a ir ao traçado e chegou a passar colado no muro, enquanto Max Verstappen segue dentro da garagem do time austríaco.

Durante a sessão, a Ferrari anunciou que já que teria de trocar componentes do motor de Charles Leclerc, optou por fazer uma troca completa. Com isso, o monegasco vai largar do fundo do pelotão domingo.

Com pneu de pista completamente molhada, Carlos Sainz se colocou na primeira posição da tabela. O espanhol, que precisa se sair bem no final de semana da Ferrari, anotou 1min35s858, 2s mais rápido que o segundo colocado.

Os pilotos estão, aos poucos, anotando os tempos. No momento, apenas Leclerc, Hamilton, Pérez, Nicholas Latifi, Verstappen e Russell ainda não fizeram voltas rápidas.

Enquanto isso, a pista molhada se mostrava bastante complicada aos competidores. A transmissão mostrou Esteban Ocon e, na sequência, Alexander Albon escapando da pista.

Fernando Alonso seguia o bom desempenho que tem mostrado ao longo do final de semana. Após fechar o dia de ontem em quinto, o bicampeão da Alpine se colocou em segundo a apenas 0s216 do ponteiro.

Durante a sessão, foi possível ver que Leclerc está usando uma asa traseira diferente da usada na sexta-feira. Neste sábado, o monegasco carrega uma asa com mais downforce, portanto, com um pouco mais de carga.

O atual líder da classificação chegou a sair para a pista com 20 minutos para o final, mas rapidamente voltou para a pista. O holandês e seu companheiro mexicano eram os únicos ainda sem tempo anotado.

Com a sessão entrando na segunda metade, Vettel saltou para a primeira colocação. O alemão anotou 1min35s821, batendo o tempo anterior de Sainz em apenas 0s037. Alonso, Russell e Stroll completam o top-5.

Restando 16 minutos para a bandeira quadriculada, os competidores começam a calçar os pneus intermediários. O primeiro foi Sebastian, seguido por Alonso – o restante ainda está com pneus de condições molhadas.

Já com o novo composto, o bicampeão da Alpine tratou de saltar para a primeira colocação. O espanhol fez 1min34s836 a medida que as condições começavam a melhorar, e foi seguido por Magnussen, que se colocou em segundo.

Com cinco minutos para o final, mais pilotos começavam a arriscar a calçar os jogos de pneus intermediários. Enquanto isso, apenas dois nomes não apareciam com voltas rápidas marcadas: Verstappen e Leclerc.

Perto do fim, Magnussen obrigou a primeira bandeira amarela do dia. O piloto, sem conseguir fazer a curva, passou reto na curva 2 e parou sua Haas na grama. Neste momento, aparecia na oitava colocação.

Pouco depois, foi a vez de Verstappen sofrer de uma escapada. No setor 1, o atual campeão da F1 rodou sozinho por conta da pista molhada e também parou na grama, mas logo conseguiu dar a ré no carro para retomar para o traçado.

Bandeira quadriculada e de maneira surpreendente, Alonso terminou a sessão como o mais rápido. Gasly, Vettel, Ocon e Ricciardo fecharam os cinco mais rápidos da sessão.

Confira a tabela de tempos do TL3 para o GP do Canadá de F1:

1) Fernando Alonso (Alpine/Renault) 1’33.836
2) Pierre Gasly (AlphaTauri/Red Bull) 1’33.889
3) Sebastian Vettel (Aston Martin/Mercedes) 1’33.891
4) Esteban Ocon (Alpine/Renault) 1’34.003
5) Daniel Ricciardo (McLaren/Mercedes) 1’34.110
6) Lando Norris (McLaren/Mercedes) 1’34.248
7) George Russell (Mercedes) 1’34.259
8) Sergio Pérez (Red Bull) 1’34.498
9) Max Verstappen (Red Bull) 1’34.616
10) Carlos Sainz Jr. (Ferrari) 1’34.778
11) Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari) 1’35.016
12) Zhou Guanyu (Alfa Romeo/Ferrari) 1’35.213
13) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes) 1’35.531
14) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari) 1’35.643
15) Lewis Hamilton (Mercedes) 1’35.692
16) Alexander Albon (Williams/Mercedes) 1’35.761
17) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Red Bull) 1’36.261
18) Mick Schumacher (Haas/Ferrari) 1’37.388
19) Nicholas Latifi (Williams/Mercedes) 1’38.394
20) Charles Leclerc (Ferrari)