Adrian Newey e a era da aerodinâmica ativa na F1 em 2026

Newey comenta sobre as mudanças previstas e o futuro da aerodinâmica na F1

“Newey e a Aerodinâmica Ativa na F1 em 2026”
A aerodinâmica ativa desempenhará um papel maior com a introdução do novo regulamento para a temporada de F1 de 2026. Atualmente, já é usada através do DRS, parte dos carros de F1 desde 2011 e destinado a auxiliar nas ultrapassagens. A FIA planeja introduzir outro sistema em 2026 que terá o mesmo efeito, possivelmente em mais locais além das retas.

“Newey Não Está Preocupado com a Inovação”
Adrian Newey, conhecido como especialista em aerodinâmica na F1 e chefe técnico da Red Bull Racing, não está preocupado com a ideia de mais aerodinâmica ativa. “Não estou preocupado com isso. Um aumento na aerodinâmica ativa é principalmente para compensar a falta de energia de uma fonte de energia. A aerodinâmica ativa se torna essencial para endireitar a falta de energia da unidade de potência. Mas eu não acho que isso seja uma coisa ruim”, disse ele em uma conversa com a Motorsport.com.

“Eficiência Aerodinâmica e Desenvolvimento Lógico”
Newey considera um “objetivo claramente bom” alcançar maior eficiência aerodinâmica dos carros e pensa que é um desenvolvimento lógico para a aerodinâmica ativa fazer parte disso. Como exemplo, ele cita carros de rua que usam spoilers que se movem para cima e para baixo: “Então, por que não ter isso nas corridas?”