Pizzonia se sente em casa quando corre em Silverstone

A carreira de Antonio Pizzonia foi basicamente construída dentro do automobilismo britânico. Após encerrar o aprendizado no kart, em 1996, Pizzonia correu seis meses no Estados Unidos (Fórmula Dodge) antes de partir para a Inglaterra. Desde então, conquistou três títulos britânicos em diferentes categorias (F-Vauxhall Jr., F-Renault e F-3) e sempre correu por equipes com sede na ilha.

Por tudo isso, o Grande Prêmio da Inglaterra, neste fim de semana, será um momento emocional para o piloto. “Quando penso em ‘correr em casa’, posso incluir Silverstone na minha lista. Não é apenas a etapa na terra da Jaguar, mas este é o circuito onde mais me sinto à vontade e onde mais disputei corridas entre todos os do calendário da Fórmula 1. Estive aqui nos dois últimos anos na F-3000 e subi no pódio em 2001. Também corri aqui na minha época da Fórmula 3 e visitei o circuito regularmente quando estava na F-Renault e na F-Vauxhall Junior, apesar de que as corridas eram disputadas normalmente na versão mais curta da pista”, relembra o piloto.

Apesar de reconhecer as dificuldades da pista, Pizzonia (Governo do Amazonas/Rede Tropical de Hotéis/Varig/DB Supermercados) aposta numa boa performance no GP da Inglaterra. “É uma pista desafiadora para o carro e o piloto. Achar o melhor acerto não é uma tarefa fácil, mas com certeza você vai precisar de muita pressão aerodinâmica”, opina.

O desempenho nos últimos testes deixaram o brasileiro animado. “Após os resultados mais recentes da equipe e o retorno que tivemos no último teste em Silverstone e no da semana passada em Barcelona, temos de estar otimistas para esta corrida. Me sinto mais tranqüilo comigo mesmo e feliz com o carro nas últimas corridas. Sei que o trabalho sério feito pela Cosworth no nosso motor e pela Michelin nos pneus têm nos ajudado muito. Espero agora traduzir isto em pontos, já que fiquei tão perto deste resultado nas duas últimas corridas.”

Programação do Grande Prêmio da Inglaterra (horário de Brasília)

Sexta-feira (18/7)

4h30 às 6h30 – Teste

7h às 8h – Treino Livre

10h às 11h – Pré-Classificação

Sábado (19/7)

5h às 5h45 – Treino Livre

6h15 às 7h – Treino Livre

9h30 às 9h45 – Warm-Up

10h às 11h – Treino de Classificação

Domingo (20/7)

9h – Corrida (60 voltas)