Surpresa na Fórmula 1 com a Ferrari batendo a Mercedes em corrida. Sebastian Vettel realizou uma corrida perfeita, contou com um carro que poupou melhor os seus pneus do que as duas Mercedes, e devido ao fato de ter parado uma vez a menos nos boxes do que os seus adversários conseguiu vencer com todo o merecimento o GP da Malásia, infligindo a primeira derrota à Mercedes desde o GP da Bélgica de agosto de 2014.
Ainda mais significativo, apenas no seu segundo GP com a Ferrari, Sebastian Vettel leva a equipe italiana novamente às vitórias, algo que não acontecia desde o GP de Espanha de 2013.
Lewis Hamilton foi segundo 3.7s na frente do seu companheiro de equipe, Nico Rosberg, realizando mais uma boa operação em termos de campeonato, ficando sabendo se esta vitória da Ferrari é um sinal que a Mercedes deixa de estar sozinha ou é apenas um conjunto de circunstâncias que se alinharam para a Ferrari, e tudo voltará ao normal na próxima etapa.
Apesar dos problemas iniciais, Kimi Raikkonen realizou uma excelente corrida, batendo com grande facilidade as duas Williams, que lutaram entre si pelo quinto lugar com Valtteri Bottas surpreendendo nos últimos momentos da corrida, conquistando a posição de Felipe Massa, realizando uma estupenda ultrapassagem ao seu veterano companheiro de equipe.
Como se ouviu do pit-wall da equipe italiana, por intermédio de Maurizio Arrivabene, o novo chefe da Ferrari, “O número 1 está de volta, a Ferrari está de volta”.
A McLaren teve consistentemente Fernando Alonso andando dentro da zona de pontuação, mas a equipe britânica pediu para que o piloto espanhol abandonasse sem dar maiores explicações até mesmo ao seu piloto. Já Jenson Button teve uma corrida mais dura, mas assim como Alonso, também abandonou.
A Sauber, apesar de ter um piloto terminando a prova, não teve um fim de semana muito melhor do que a McLaren, se levarmos em conta que a equipe suíça conseguiu marcar 10 pontos com Felipe Nasr na Austrália. Marcus Ericsson conseguiu uma boa posição de largada e vinha bem até as primeiras voltas, por conta de um erro, freada tardia e escapada, o sueco terminou ficando atolado na brita ainda na fase inicial da corrida. O brasileiro Nasr sofreu durante toda a corrida, chegou a ter que trocar o bico do seu carro depois de um toque em Kimi Raikkonen, fez quatro paradas e não conseguiu ir além do 12º lugar, depois de um fim de semana muito ruim.
A Fórmula 1 volta a ação em duas semanas com o GP da China.
Confira o resultado do GP da Malásia:
1) Sebastian Vettel (ALE/Ferrari), 2 pit-stops
2) Lewis Hamilton (ING/Mercedes GP), 3
3) Nico Rosberg (ALE/Mercedes GP), 3
4) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), 3
5) Valtteri Bottas (FIN/Williams), 3
6) Felipe Massa (BRA/Williams), 3
7) Max Verstappen (HOL/Toro Rosso), 3
8) Carlos Sainz (ESP/Toro Rosso), 2
9) Daniil Kvyat (RUS/Red Bull), 3
10) Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull), 3
11) Romain Grosjean (FRA/Lotus), 3
12) Felipe Nasr (BRA/Sauber), 4
13) Sergio Perez (MEX/Force India), 2
14) Nico Hulkenberg (ALE/Force India), 3
15) Roberto Merhi (ESP/Marussia), 3
OUT) Pastor Maldonado (VEM/Lotus), 4
OUT) Jenson Button (ING/McLaren), 4
OUT) Fernando Alonso (ESP/McLaren), 2
OUT) Marcus Ericsson (SUE/Sauber), 0